PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Receita Federal em Santos localiza muni√ß√Ķes dentro de bagagem no Porto

Da Redação

Equipes da Receita Federal em Santos localizaram na tarde desta quinta-feira (23), durante a conferência de uma carga importada declarada como bagagem desacompanhada no interior de um terminal alfandegado localizado no Porto de Santos, grande quantidade de partes de munição para armas de fogo e ferramentas específicas para montagem.

São projéteis e estojos de diversos calibres, sem anuência do Exército Brasileiro, sendo que boa parte é destinada ao emprego em armas longas como fuzis ou de calibres restritos para o uso das forças de segurança.

A confer√™ncia se deu no √Ęmbito da Opera√ß√£o “Outlet”, iniciada em mar√ßo desse ano, que combate a remessa de mercadorias do exterior para o Brasil declaradas falsamente como Bagagem Desacompanhada para fugir da tributa√ß√£o e da fiscaliza√ß√£o dos √≥rg√£os anuentes, enviar bens proibidos ou simplesmente enviar encomendas e bens pessoais de forma irregular, ou seja, sem informar remetente e destinat√°rio √† Receita Federal.

As equipes da Receita Federal em Santos, que realizam a gest√£o de riscos e o monitoramento de cargas importadas, j√° inseriram os par√Ęmetros desse tipo de carga nos sistemas informatizados do √ďrg√£o. Al√©m disso, outros portos e Unidades aduaneiras j√° foram alertados sobre o modo operacional empregado nesse esquema fraudulento de remessa de bens para o Brasil. Entretanto, cargas dessa qualidade ainda continuam chegando ao Porto de Santos, embora em menor quantidade.

Na ação, também foram localizadas outras mercadorias em grande quantidade, o que evidencia a destinação comercial, como acordeons, roupas e bebidas. Nesses casos, os itens são todos apreendidos, conforme prevê o Regulamento Aduaneiro.

N√£o √© a primeira vez que servidores da Receita Federal em Santos localizam armas ou muni√ß√Ķes em bagagem desacompanhada, mas a quantidade encontrada hoje surpreendeu a Equipe.

Foto: Divulgação/RFB