Da Redação
A Anvisa não autoriza neste momento a realização da temporada de cruzeiros marítimos no Brasil. O órgão esfria um pouco a intenção de Santos pela retomada deste tipo de turismo.
A expectativa é de que o início seja em 5 de novembro de 2021. A previsão é de que seis navios passem pelo Terminal Concais, no Porto de Santos, percorrendo a costa brasileira até meados de abril. Depende, claro, de a Anvisa rever sua posição e definir protocolos sanitários.
Confira a íntegra da nota da Anvisa:
“As evidências de caráter sanitário e epidemiológico nos planos nacional e internacional, que sustentam as manifestações técnicas da Anvisa a fim de proteger a saúde da população, não autorizam, neste momento, a reavaliação do posicionamento da Agência sobre a suspensão da temporada de cruzeiros marítimos no Brasil.
A Agência, porém, esclarece que, nos termos da Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as ações para enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus, medidas de restrição excepcional e temporária de rodovias, portos ou aeroportos são de competência conjunta dos Ministros de Estado da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura.
Reforçamos que a posição da Anvisa se coloca enquanto órgão de natureza assessorial aos ministérios envolvidos.”
No fim de agosto, Rogério Santos, prefeito de Santos, também chegou a comentar a respeito do assunto, ratificando sinal positivo para os cruzeiros na Cidade, desde que com protocolos, diminuição e controle de público.
“Já há movimentação de turismo de cruzeiros na Europa e países da América do Norte. Cabe, agora, à Anvisa a decisão e a formulação dos protocolos”, completa.
Foto: Divulgação