Da Redação
O Ministro da Infraestrutura, TarcÃsio Gomes de Freitas, acompanhou, nesta sexta-feira (26), a inauguração obras de extensão e aprofundamento do cais do Tecon Santos, no porto de Santos. Também estiveram o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni; e o presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, entre outras autoridades.
A empresa conclui, desta forma, a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal, que somou investimentos da ordem de R﹩ 450 milhões e agregou mais 400 mil TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) de aumento de capacidade operacional.
Além disso, o Tecon Santos passa a ser, agora, o único terminal de contêineres da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366m – as maiores embarcações previstas para chegar ao paÃs.
De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, a conclusão desta primeira etapa é um marco importante não apenas para a Santos Brasil, mas também para o porto de Santos. “São 400.000 TEU a mais de capacidade no Tecon Santos, que asseguram o crescimento do porto nos próximos anos”, diz.
Iniciada em 2019, as obras ampliaram o cais do Tecon Santos em 220 metros, totalizando 1.510 metros. IncluÃram também o aprofundamento do cais e reforço de estrutura para a instalação de trilhos para novos portêineres de última geração, ao longo de 1.090 metros; e o aumento da profundidade máxima do cais para 16 metros.
A primeira etapa de ampliação e modernização do terminal envolveu, além das obras civis, aquisições de equipamentos de última geração (dois novos portêineres com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar até 100 toneladas, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio – todos já em operação) e investimentos em projetos na área de TI, que incluem a compra e implementação de um novo TOS (Terminal Operating System), o OPUS da CyberLogitec, e a aquisição de softwares e equipamentos que permitem maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação.
O total de investimentos previsto no projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é da ordem de R﹩ 1,5 bilhão, em valores atualizados, até 2031, aumentando a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação. “Trabalhamos com uma visão de longo prazo e nosso objetivo é sempre ter a infraestrutura pronta antes da demanda. Por isso, vamos iniciar imediatamente os investimentos da segunda fase do projeto”, diz Sepúlveda.
Foto: Reprodução