PUBLICIDADE

Santos / Porto

Navio atraca no Porto de Santos com tripulante com suspeita de Covid-19

Da Redação

Atualizado às 16h31

O navio Glory Trader, de bandeira panamenha e vindo da Malásia, atracou por volta das 19 horas deste domingo (16) no Armazém 38 do Porto de Santos com um tripulante sob suspeita de Covid-19.

Tanto que os estivadores convocados via OGMO foram dispensados do trabalho na embarcação, avisados por um representante do TES (Terminal Exportador de Santos, que controla a área) até que houvesse um atestado definitivo com a realização de exames.

“J√° √© o quarto navio em que isso acontece. Tivemos tr√™s h√° alguns meses. Em um, operamos por quatro, cinco per√≠odos de seis horas e depois que foram ver que tinha tripulante contaminado. √Č um absurdo. N√£o est√° havendo inspe√ß√£o l√° na Barra e deixam atracar”, afirma Bruno Jos√© dos Santos, presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos.

A entidade ameaça greve no Porto de Santos porque os estivadores foram colocados como categoria essencial, mas não há data prevista para que a vacina contra a Covid-19 seja aplicada.

 - REVISTA MAIS SANTOS

“J√° falamos com governo municipal, estadual e federal. Estamos aguardando. Infelizmente o cont√°gio √© grande entre n√≥s estivadores e estamos assistindo nossos amigos serem entubados e morrendo. A situa√ß√£o fica a cada dia pior. Est√£o nos for√ßando a parar o Porto de Santos. Vamos entrar em contato com as autoridades e cobrar a falta de seriedade dos √≥rg√£os competentes. E vamos tentar falar com o prefeito (Rog√©rio Santos) sobre a vacina. Se n√£o tiver resposta, vamos para a greve”, sentenciou o dirigente.

Em nota, a SPA (Santos Port Authority)¬†informa que a Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) suspendeu a livre pr√°tica e a anu√™ncia de opera√ß√£o do navio Glory Trader no Porto de Santos para avalia√ß√£o sanit√°ria e testagem de tripulante que apresentou tosse e outros sintomas e aguarda apresenta√ß√£o dos resultados para tomada de decis√£o.

De acordo com a Anvisa, “n√£o h√° problema de tripulante contaminado com Covid em nenhum navio atracado no Porto de Santos, no momento”.

Crédito das fotos: Divulgação