PUBLICIDADE

Santos / Porto

Navio atraca no Porto de Santos com tripulante com suspeita de Covid-19

Da Redação

Atualizado às 16h31

O navio Glory Trader, de bandeira panamenha e vindo da Malásia, atracou por volta das 19 horas deste domingo (16) no Armazém 38 do Porto de Santos com um tripulante sob suspeita de Covid-19.

Tanto que os estivadores convocados via OGMO foram dispensados do trabalho na embarcação, avisados por um representante do TES (Terminal Exportador de Santos, que controla a área) até que houvesse um atestado definitivo com a realização de exames.

“Já é o quarto navio em que isso acontece. Tivemos três há alguns meses. Em um, operamos por quatro, cinco períodos de seis horas e depois que foram ver que tinha tripulante contaminado. É um absurdo. Não está havendo inspeção lá na Barra e deixam atracar”, afirma Bruno José dos Santos, presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos.

A entidade ameaça greve no Porto de Santos porque os estivadores foram colocados como categoria essencial, mas não há data prevista para que a vacina contra a Covid-19 seja aplicada.

 - REVISTA MAIS SANTOS

“Já falamos com governo municipal, estadual e federal. Estamos aguardando. Infelizmente o contágio é grande entre nós estivadores e estamos assistindo nossos amigos serem entubados e morrendo. A situação fica a cada dia pior. Estão nos forçando a parar o Porto de Santos. Vamos entrar em contato com as autoridades e cobrar a falta de seriedade dos órgãos competentes. E vamos tentar falar com o prefeito (Rogério Santos) sobre a vacina. Se não tiver resposta, vamos para a greve”, sentenciou o dirigente.

Em nota, a SPA (Santos Port Authority) informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a livre prática e a anuência de operação do navio Glory Trader no Porto de Santos para avaliação sanitária e testagem de tripulante que apresentou tosse e outros sintomas e aguarda apresentação dos resultados para tomada de decisão.

De acordo com a Anvisa, “não há problema de tripulante contaminado com Covid em nenhum navio atracado no Porto de Santos, no momento”.

Crédito das fotos: Divulgação