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Santos / Porto

Porto de Paranagu√° consolida recorde no escoamento de gr√£os

Juntos, no ano, os dez terminais que comp√Ķem o complexo exportaram mais de 20,23 milh√Ķes de toneladas de soja e milho, em gr√£o e farelo. O volume alcan√ßado registra mais uma marca hist√≥rica, superando em quase 2,4% o n√ļmero de 2018 ‚Äďde 19,76 milh√Ķes de toneladas. ‚ÄúA movimenta√ß√£o e a produtividade alcan√ßadas nos tr√™s ber√ßos do Corredor de Exporta√ß√£o √© resultado de um trabalho muito focado e alinhado entre a autoridade portu√°ria e os terminais que atuam no complexo‚ÄĚ, comenta o presidente da empresa p√ļblica Portos do Paran√°, Luiz Fernando Garcia.

Efici√™ncia ‚Äď Em 2019, como informa Garcia, n√£o houve obras de reestrutura√ß√£o do local. O esfor√ßo foi em reorganizar o fluxo, alinhar as regras e a atuar com o m√°ximo de efici√™ncia conjunta entre a equipe da Diretoria de Opera√ß√Ķes da Portos do Paran√° e a dos operadores. ‚ÄúEm 2020, j√° entramos o ano com a expectativa das obras de repotenciamento do Corredor de Exporta√ß√£o‚ÄĚ, diz Garcia. Segundo ele, est√° sendo finalizada a contrata√ß√£o da empresa que far√° o projeto b√°sico da remodela√ß√£o que vai dobrar a capacidade operacional, com investimentos em novas correias transportadoras e a aquisi√ß√£o de novos equipamentos eletromec√Ęnicos.

Corredor ‚Äď O Corredor de Exporta√ß√£o do Porto de Paranagu√° √© um conjunto de terminais, p√ļblico (um, com dois silos) e privados (nove), interligados por correias transportadoras at√© seis equipamentos carregadores de navios que operam em tr√™s ber√ßos, √† oeste do cais ‚Äď 212, 213 e 214.

Produtos ‚Äď Soja em gr√£o foi o principal granel exportado pelo Porto de Paranagu√°. Em 2019, apenas pelo Corredor de Exporta√ß√£o mais de 10,6 milh√Ķes de toneladas do produto foram exportadas, principalmente para a China ‚Äď que recebeu mais de 89% do produto que saiu do porto paranaense. O Porto de Paranagu√° √© o terceiro principal exportador da commodity do Brasil, atr√°s de Santos e Rio Grande. O volume de milho exportado pelos tr√™s ber√ßos do complexo √© de 5,36 milh√Ķes de toneladas. Os principais destinos do produto que saiu por l√° s√£o o Ir√£ (42%), o Jap√£o (29,7%) e a Coreia do Sul (7,1%). O Porto de Paranagu√° √© o segundo principal exportador de milho do pa√≠s, atr√°s apenas do Porto de Santos. De farelo de soja, foram 4,19 milh√Ķes de toneladas exportadas pelo Corredor em 2019. Os principais destinos do produto foram Holanda (25,69%), Fran√ßa (17,67%) e Coreia do Sul (15,28%). O Porto de Paranagu√° √© tamb√©m o segundo principal exportador de farelo de soja do pa√≠s, atr√°s apenas do Porto de Santos, por um milh√£o.

Movimenta√ß√£o geral ‚Äď Como divulgado no √ļltimo dia 31 de dezembro, a marca hist√≥rica tamb√©m foi superada na movimenta√ß√£o geral dos Portos do Paran√°. Agora consolidado, o volume total de importa√ß√Ķes e exporta√ß√Ķes de Paranagu√° e Antonina chegou a 53,2 milh√Ķes de toneladas; 0,3% a mais que o registrado em 2018, 53 milh√Ķes. Quase 62,6% da movimenta√ß√£o total de 2019 √© de exporta√ß√£o: 33,3 milh√Ķes de toneladas. O restante, 37,4%, √© de importa√ß√£o: 19,9 milh√Ķes de toneladas de produtos. Os gran√©is s√≥lidos representam mais de 65% das movimenta√ß√Ķes de 2019, com 34,92 milh√Ķes de toneladas importadas e exportadas. Na importa√ß√£o, os principais produtos s√£o os fertilizantes com quase 9,43 milh√Ķes de toneladas movimentadas. As principais origens do fertilizante importado pelos portos de Paranagu√° e Antonina s√£o R√ļssia, China, Canad√° e Estados Unidos. O Porto de Paranagu√° √© o primeiro do pa√≠s na importa√ß√£o do produto.

Cargas ‚Äď O segundo segmento que mais movimentou cargas em 2019 pelos portos paranaenses √© o da Carga Geral. Neste, mais de 11,34 milh√Ķes de toneladas foram registradas nos dois sentidos de com√©rcio. Este volume √© puxado pelas cargas que chegam e saem em cont√™ineres pelo Porto de Paranagu√°. Em 2019, o Terminal de Cont√™ineres de Paranagu√° movimentou 867.185 TEUs. Quase a metade para a importa√ß√£o e exporta√ß√£o. O volume registrado no ano passado √© 13% maior que o de 2018 (769.908 TEUs). Ainda no segmento de Carga Geral, entram as exporta√ß√Ķes e importa√ß√Ķes de ve√≠culos. Em 2019, por Paranagu√°, foram 135.293 carros movimentados, 7% a mais que a quantidade de 2018, 127.017 unidades.

L√≠quidos ‚Äď De gran√©is l√≠quidos, mais de 6,9 milh√Ķes de toneladas foram exportadas e importadas pelo Porto de Paranagu√°. Nas exporta√ß√Ķes, os principais produtos s√£o os √≥leos vegetais, 659.896 toneladas. Nas importa√ß√Ķes, se destaca o volume de derivados de petr√≥leo, com 4 milh√Ķes de toneladas.

O segundo do pa√≠s ‚Äď Os demais portos p√ļblicos do Brasil ainda n√£o divulgaram os dados do fechamento anual de 2019. At√© o momento, considerando as √ļltimas estat√≠sticas da Ag√™ncia Nacional de Transportes Aquavi√°rios (Antaq), o Porto de Paranagu√° √© segundo em movimenta√ß√£o de cargas, atr√°s apenas do Porto de Santos.

 

 

Fonte: Portos e Navios

Foto: José Fernando Ogura/ANPr