PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Covid-19: Santos vai contratar 179 profissionais da saúde para vacinação

Da Redação

A Prefeitura de Santos anunciou nesta quarta-feira que irá contratar 179 novos profissionais de saúde e comprar mais de 800 mil seringas e agulhas. As medidas fazem parte do Plano Municipal de Imunização, que irá preparar a cidade para o início da vacinação contra a Covid-19.

As primeiras doses da CoronaVac, adquirida pelo governo de São Paulo, deverão ser aplicadas no dia 25 de janeiro. Na fase inicial, que inclui trabalhadores da saúde e idosos, a previsão é de que sejam vacinadas em Santos mais de 104 mil pessoas.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa disse que as 31 policlínicas de Santos estarão envolvidas na vacinação. Além disso, será montado um centro logístico na Arena Santos.

Acamados

A vacinação dos 550 idosos acamados ou com dificuldades de locomoção, já acompanhados pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi), será feita pela equipe do próprio serviço. Este público não precisará realizar inscrição.

Os familiares e representantes legais dos idosos acamados ou com restrições de mobilidade, os quais não são atendidos pela Seadomi, deverão realizar inscrição na policlínica de referência do seu bairro para a vacinação em domicílio. As inscrições serão feitas entre os dias 12 e 22 de janeiro, mediante apresentação de documentação que comprove a condição de saúde do paciente.

Insumos

De forma preventiva, a Prefeitura de Santos já iniciou o processo de aquisição de todos os insumos (seringas, agulhas, coletores de perfurocortantes) para garantir a vacinação de toda a população da Cidade, independentemente da priorização. Trata-se de um investimento estimado em R$ 610 mil reais.

Veja o cronograma da primeira fase de imunização:

Trabalhadores da saúde
1ª dose – 25/01
2ª dose – 15/02

a partir de 75 anos
1ª dose – 08/02
2ª dose – 01/03

70 a 74 anos
1ª dose – 15/02
2ª dose – 08/03

65 a 69 anos
1ª dose – 22/02
2ª dose – 15/03

Foto: Divulgação/Isabela Carrari – Prefeitura de Santos