Da Redação
O primeiro dia do Centro de Testagem da Covid-19 na Arena Santos, no sábado (30), foi marcado pela quebra de dois recordes: o total de pessoas que fizeram testes rápidos gratuitos (2.066) e a quantidade de resultados positivos (117 – 5,6% do total).
A testagem segue neste domingo (31) e vai até quarta-feira (3 de junho), das 8h às 14h. É destinada a moradores de Santos que apresentam sintomas da covid-19 (devem levar documento com foto e comprovante de residência). A testagem pode ser feita ainda por profissionais que atuam em atividades essenciais.
Todas as 117 pessoas que tiveram resultado positivo no teste rápido fizeram coleta de secreções do nariz e da garganta na sequência para o exame laboratorial RT-PCR, de caráter confirmatório.
O secretário de Saúde, Fábio Ferraz, explica que o aumento no Ãndice de positivos, em relação à s semanas anteriores, é esperado, uma vez que a testagem em massa mostra o avanço da covid-19 no municÃpio por meio de testes rápidos, que indicam a presença de anticorpos para o novo coronavÃrus, seja na fase aguda da doença ou após o seu término.
“Esse resultado nos mostra que, embora o número de infectados aumente, estamos conseguindo atender a todos na rede de saúde instalada no municÃpio, sem dificuldades. Os próximos dias de testagem serão importantes para nos mostrar se essa tendência se mantém. Aprimoramos nosso fluxo e nossa equipe está mais coesa, o que nos permite esse número expressivo de testagens em um único dia”, analisa, lembrando ainda que, desde o inÃcio da pandemia, Santos já realizou mais de 20 mil testagens na rede pública municipal – entre testes rápidos e RT-PCR.
Outro aspecto importante foi a mudança do drive thru para a Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184), localizado na Vila Mathias, mais próximo da região central, Morros e Zona Noroeste e que atraiu a atenção dos moradores dessas localidades.
Funcionamento
Logo ao chegar ao Arena Santos, o munÃcipe é recepcionado por uma equipe para a realização de cadastro, aferição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxÃmetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o seu estado de saúde.
Atendendo a todos os requisitos, segue para o teste rápido, com a coleta do sangue da polpa do dedo anelar. Após 15 minutos, o munÃcipe recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR. Após cerca de três dias úteis, o resultado do exame é encaminhado para a policlÃnica de referência do bairro em que o munÃcipe reside.
Fotos: Divulgação