PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Laboratório itinerante do Butantan começa a funcionar em Santos na segunda-feira

Da Redação

Atualizado às 15h44

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o prefeito de Santos, Rogério Santos, e o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, anunciaram na manhã desta quinta-feira (26) a chegada do laboratório itinerante (LAB MÓVEL) do Butantan na Cidade.

As instalações chegam nesta sexta (27) e estarão disponíveis a partir de segunda-feira (30), na Praça Mauá, no Centro. Elas tinham sido montadas na cidade de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba, no Interior de São Paulo, que foi a primeira parada do equipamento, com capacidade para fazer 300 amostras por dia.

“A vinda deste laboratório faz parte de uma série de ações do Governo do Estado. É um laboratório itinerante, capaz de fazer o exame PCR e o mapeamento genético. No momento em que a variante está presente, e aqui em Santos já foi identificada, é importante que se saiba qual o percentual dos casos positivos. Isso vai permitir ao município tomar medidas de enfrentamento à pandemia”, explica Dimas Covas.

Com as análises realizadas dentro do LAB MÓVEL é possível obter o resultado em até 24 horas (a partir do momento em que as amostras chegam ao contêiner) e, em seguida, iniciar o sequenciamento, que pode durar de 3 a 6 dias. Atualmente todo o processo entre a testagem de amostras e o sequenciamento de variantes pode durar de 10 a 12 dias.

“Nosso objetivo com o laboratório itinerante é analisar as amostras com mais agilidade e assertividade para entender quais regiões do estado precisam de mais atenção”, afirma Sandra Coccuzzo, diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan.

O projeto tem como objetivo acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19, além do sequenciamento de variantes dos SARS-CoV-2 que circulam no Estado.

“É um apoio ao sistema da Prefeitura, que já tem um para identificar. A partir daí é encaminhado ao laboratório, que faz o processo de amostras”, resume Covas. “A coleta acontece em UPAs e Policlínicas. Faremos também nos idosos que estão nas casas de repouso, por termos notado um pequeno aumento na contaminação. Queremos identificar qual variantes está fazendo isso”, emenda Adriano Catapreta.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Quase que totalmente automatizado, o Laboratório Itinerante ficará em Santos, pelo menos, até a próxima semana. Os resultados já vão ser gerados nos próximos dias a respeito das variantes circulantes.

“O período de permanência pode se estender, mas vai depender da incidência e dos resultados. E poderá ser estendido para outros municípios da região”, afirma Dimas Covas.

Além de saudar a iniciativa e agradecer pela iniciativa, o prefeito Rogério Santos também aproveitou para ratificar sinal positivo para os cruzeiros na Cidade, desde que com protocolos, diminuição e controle de público.

“Já há movimentação de turismo de cruzeiros na Europa e países da América do Norte. Cabe, agora, à Anvisa a decisão e a formulação dos protocolos”, completa.

Foto: Reprodução Divulgação Governo do Estado de São Paulo