Da Redação
Atualizado às 15h44
O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o prefeito de Santos, Rogério Santos, e o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, anunciaram na manhã desta quinta-feira (26) a chegada do laboratório itinerante (LAB MÓVEL) do Butantan na Cidade.
As instalações chegam nesta sexta (27) e estarão disponÃveis a partir de segunda-feira (30), na Praça Mauá, no Centro. Elas tinham sido montadas na cidade de Aparecida do Norte, no Vale do ParaÃba, no Interior de São Paulo, que foi a primeira parada do equipamento, com capacidade para fazer 300 amostras por dia.
“A vinda deste laboratório faz parte de uma série de ações do Governo do Estado. É um laboratório itinerante, capaz de fazer o exame PCR e o mapeamento genético. No momento em que a variante está presente, e aqui em Santos já foi identificada, é importante que se saiba qual o percentual dos casos positivos. Isso vai permitir ao municÃpio tomar medidas de enfrentamento à pandemia”, explica Dimas Covas.
Com as análises realizadas dentro do LAB MÓVEL é possÃvel obter o resultado em até 24 horas (a partir do momento em que as amostras chegam ao contêiner) e, em seguida, iniciar o sequenciamento, que pode durar de 3 a 6 dias. Atualmente todo o processo entre a testagem de amostras e o sequenciamento de variantes pode durar de 10 a 12 dias.
“Nosso objetivo com o laboratório itinerante é analisar as amostras com mais agilidade e assertividade para entender quais regiões do estado precisam de mais atenção”, afirma Sandra Coccuzzo, diretora do Centro de Desenvolvimento CientÃfico do Butantan.
O projeto tem como objetivo acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19, além do sequenciamento de variantes dos SARS-CoV-2 que circulam no Estado.
“É um apoio ao sistema da Prefeitura, que já tem um para identificar. A partir daà é encaminhado ao laboratório, que faz o processo de amostras”, resume Covas. “A coleta acontece em UPAs e PoliclÃnicas. Faremos também nos idosos que estão nas casas de repouso, por termos notado um pequeno aumento na contaminação. Queremos identificar qual variantes está fazendo isso”, emenda Adriano Catapreta.
Quase que totalmente automatizado, o Laboratório Itinerante ficará em Santos, pelo menos, até a próxima semana. Os resultados já vão ser gerados nos próximos dias a respeito das variantes circulantes.
“O perÃodo de permanência pode se estender, mas vai depender da incidência e dos resultados. E poderá ser estendido para outros municÃpios da região”, afirma Dimas Covas.
Além de saudar a iniciativa e agradecer pela iniciativa, o prefeito Rogério Santos também aproveitou para ratificar sinal positivo para os cruzeiros na Cidade, desde que com protocolos, diminuição e controle de público.
“Já há movimentação de turismo de cruzeiros na Europa e paÃses da América do Norte. Cabe, agora, à Anvisa a decisão e a formulação dos protocolos”, completa.
Foto: Reprodução Divulgação Governo do Estado de São Paulo