PUBLICIDADE

Santos / Sa√ļde

Santos inicia cadastro para aplicar implante contraceptivo em adolescentes

O dispositivo, aplicado embaixo da pele, tem duração de até três anos. Para ter acesso ao serviço, é necessário morar em Santos, ter entre 15 e 18 anos.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Da redação

A Prefeitura de Santos vai começar a oferecer às adolescentes do município o implante que evita gravidez. O dispositivo, aplicado embaixo da pele, tem duração de até três anos. O link para o cadastro das interessadas já está disponível aqui.

As primeiras aplica√ß√Ķes acontecem neste s√°bado (9), na Policl√≠nica Castelo, das 13h √†s 17h. Para ter acesso ao servi√ßo, √© necess√°rio morar em Santos, ter entre 15 e 18 anos, al√©m de pelo menos uma gesta√ß√£o anterior. O cadastro ser√° recebido pela Secretaria de Sa√ļde e a paciente ser√° chamada pela policl√≠nica de refer√™ncia do seu local de moradia, onde ser√° orientada sobre o m√©todo e ter√° que assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (menores de 18 anos devem vir acompanhadas pelo respons√°vel, que assinar√° o termo).

As adolescentes tamb√©m ser√£o orientadas em rela√ß√£o ao uso de preservativos para evitar infec√ß√Ķes sexualmente transmiss√≠veis, j√° que o implante impede apenas a gravidez indesejada por um per√≠odo de at√© tr√™s anos.¬† De ac0rdo com a administra√ß√£o municipal, o m√©todo tamb√©m √© uma estrat√©gia do Programa de Planejamento Familiar, ferramenta para manter o √≠ndice de mortalidade infantil do munic√≠pio abaixo de 10 por mil nascidos vivos, conforme meta da Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde.

O implante j√° estava dispon√≠vel nas policl√≠nicas para mulheres usu√°rias de drogas, em situa√ß√£o de rua, que convivem com HIV, pacientes da Sa√ļde Mental, mulheres com tr√™s filhos ou mais ou com m√ļltiplos parceiros.

Com dura√ß√£o de at√© tr√™s anos ap√≥s a aplica√ß√£o sob a pele, o implante tem alta efic√°cia para evitar gravidez. Antes da aplica√ß√£o, ser√° realizado um teste de gravidez, pois o procedimento s√≥ pode ser realizado ap√≥s a confirma√ß√£o de que a jovem n√£o est√° gr√°vida. O princ√≠pio ativo √© o horm√īnio feminino etonogestrel, que √© liberado continuamente do implante para a corrente sangu√≠nea.

Nas primeiras 24 horas, o contraceptivo já começa a agir. Porém, a recomendação é manter outros métodos pelos próximos 15 dias para evitar a gravidez. A troca dele é realizada após os 3 anos de validade, no Instituto da Mulher e Gestante.