A partir desta segunda-feira (27), as crianças de 1 a 4 anos de idade devem tomar uma dose da tradicional gotinha da vacina
Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Da redação
A partir desta segunda-feira (27), as crianças de 1 a 4 anos de idade devem tomar uma dose da tradicional gotinha da vacina contra a paralisia infantil, pois terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. As policlínicas de Santos oferecerão o imunizante de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
A exceção são os locais que estão com a sala de vacina em manutenção: Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40), Monte Serrat (Praça Correia de Melo s/nº), Vila Progresso (Rua Três, casas 1 e 2), Penha (Rua Três, 150), Santa Maria (Rua 10 s/nº) e Piratininga (Praça João de Moraes Chaves s/nº). Devem tomar a vacina todas as crianças de 1 a 4 anos que completaram o esquema vacinal inicial – três doses da versão injetável, oferecida aos 2, 4 e 6 meses de vida.
A meta da campanha é vacinar 95% das crianças desta faixa etária até 14 de junho, data prevista para o término. O Dia D será no dia 8 de junho. As crianças de 1 ano e 3 meses e de 4 anos, que já deveriam tomar o reforço da vacina com a gotinha pelo calendário nacional de imunização, serão contempladas com uma dose, valendo como rotina. Caso a criança tenha tomado o seu reforço há 30 dias, não precisa tomar a dose da campanha. Caso tenha tomado há mais de 30 dias, pode tomar uma nova.
“A poliomielite é uma doença que não tem cura e deixa sequelas. Em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus e um dos motivos é o desempenho da vacinação inferior à meta. Nós, em Santos, estamos preparados para vacinar todo o público-alvo, de 13,8 mil crianças, pois a vacinação é a única forma de prevenir”, destaca Denis Valejo, secretário de Saúde de Santos.
Em 2023, a cobertura vacinal das crianças de até 1 ano em Santos, com as três doses iniciais da vacina contra a poliomielite, ficou em 80,7%. “Queremos ampliar estes números e fazemos um apelo às famílias para que levem suas crianças às nossas policlínicas”, finaliza Denis.
Para ter acesso à vacina, é necessário apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação. Caso haja vacinas estejam em atraso, podem ser atualizadas, como a da gripe, que está disponível para qualquer pessoa a partir de 6 meses de vida.
ONDE VACINAR
ORLA
Policlínica Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728)
Policlínica Campo Grande (Rua Carvalho de Mendonça, 607)
Policlínica Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº)
Policlínica Estuário (Avenida Afonso Pena, 541)
Policlínica Gonzaga (Rua Assis Correia, 17)
Policlínica Pompeia/José Menino (Rua Ceará, 11)
Policlínica Ponta da Praia (Praça Primeiro de Maio s/nº)
ZONA NOROESTE
Policlínica Alemoa (Rua Afonsina Proost de Souza s/nº)
Policlínica Areia Branca (Rua Francisco Lourenço Gomes, 118)
Policlínica Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº)
Policlínica Castelo (Rua Francisco de Barros Melo, 184)
Policlínica Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº)
Policlínica São Jorge e Caneleira (Rua Francisco Ferreira Canto, 351)
Policlínica São Manoel (Praça Nicolau Geraigire s/nº)
REGIÃO CENTRAL
Policlínica Conselheiro Nébias – Av. Conselheiro Nébias, 457
Policlínica Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284)
Policlínica Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº)
MORROS
Policlínica Jabaquara (Rua Vasco da Gama, 32)
Policlínica Marapé (Rua São Judas Tadeu, 115)
Policlínica Morro José Menino (Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77A)
Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº)
Policlínica São Bento (Rua das Pedras s/nº)
Policlínica Valongo (Rua. Prof. Maria Neusa Cunha s/nº, Saboó)
ÁREA CONTINENTAL
Policlínica Monte Cabrão (Av. Principal s/nº)
Policlínica do Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)