PUBLICIDADE

Santos / Sa√ļde

Santos já aplicou quase 900 mil doses contra a Covid-19 em um ano de vacinação

Da Redação

H√° um ano, Santos aplicava a primeira dose de vacina contra a covid-19 em uma moradora da Cidade. Na manh√£ daquela quarta-feira, a enfermeira Almira Dias Marques, 52 anos, recebia sua primeira dose do imunizante CoronaVac, t√£o esperado para a prote√ß√£o de profissionais de sa√ļde como ela, e de toda a sociedade.

Nesses 365 dias, o Município já aplicou 895.226 doses, atingindo a marca de 83,25% da população com o ciclo vacinal completo, segundo o Governo do Estado, que centraliza os dados e faz a divulgação através do site VacinaJá.

Nesse um ano, para garantir a prote√ß√£o a todos os mun√≠cipes de maneira r√°pida e eficaz, a Prefeitura se organizou para oferecer vacinas em todas as policl√≠nicas e postos comunit√°rios, montou drive-trhu, ofereceu vacina√ß√£o em domic√≠lio para acamados, organizou os p√ļblicos e abriu postos de imuniza√ß√£o nos finais de semana.

A população aderiu com força. Exemplo disso foi o comparecimento em peso dos jovens no dia em que foi iniciada a vacinação para maiores de 18 anos, com 11.950 doses aplicadas, um recorde diário desde o início da imunização.

No começo desta semana, um importante passo foi dado para ampliar a cobertura vacinal, com o início da imunização de crianças de 5 a 11 anos.

Atualmente, Santos ocupa a 11ª colocação no ranking estadual de doses aplicadas, volume atingido graças à adesão dos moradores.

“A vacina√ß√£o em Santos √© um sucesso. Somos uma das cidades que mais imunizaram no Pa√≠s, com quase 100% da popula√ß√£o com a segunda dose completa. Esse √≠ndice n√£o √© resultado apenas do esfor√ßo do poder p√ļblico, mas da ades√£o do santista, que d√° exemplo de cidadania‚ÄĚ, comemora o prefeito Rog√©rio Santos.

No entanto, ele e as autoridades de sa√ļde chamam a aten√ß√£o para a necessidade de todos tomarem a terceira dose. ‚ÄúA orienta√ß√£o √© para que as pessoas que ainda n√£o completaram o ciclo vacinal fiquem atentas √†s datas de retorno e procurem os postos de vacina√ß√£o. A vacina √© fundamental para vencermos a pandemia”.

Segundo informa√ß√Ķes do Estado, estima-se que 361.061 pessoas em Santos est√£o com o esquema vacinal contra o coronav√≠rus completo. A Secretaria de Sa√ļde contabiliza 39.830 faltosos para a segunda dose e 113.970 faltosos para a dose de refor√ßo.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos