Segundo a administração municipal, nos casos positivos da doença é dado encaminhamento ao Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas da Prefeitura (CCDI), para exames laboratoriais e consulta.
A Campanha Julho Amarelo faz o alerta para as hepatites dos tipos A, B e C que são transmitidas por vÃrus. A prefeitura informou, que atualmente, cerca de 400 pacientes encontram-se em tratamento para hepatite B e cerca de 1 mil trata a hepatite C no Centro de Controle de Doenças Infectocontagiosas de Santos (CCDI).
A hepatite C é uma doença silenciosa em que a manifestação dos primeiros sintomas pode demorar de 20 a 30 anos e acontece quando o fÃgado já está muito comprometido. Quanto mais cedo for descoberta, melhor a perspectiva de cura sem sequelas. Uma hepatite não tratada pode levar ao câncer de fÃgado.
A hepatite C é transmitida por relações sexuais desprotegidas e pelo sangue, por meio compartilhamento de seringas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes. Podem ser transmitidas também da mãe para o bebê.