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Santos / Sa√ļde

Ser vegetariano

Muito se fala sobre a dieta vegetariana, mas com pouca fundamentação científica. Um estudo chileno concluiu que os adeptos da dieta vegetariana pouco sabiam sobre os componentes nutricionais dos alimentos e que apresentavam estado de desnutrição em diversos graus. Mais e mais as pessoas optam por essa prática alimentar, mas é importante adquirir conhecimento.

H√° v√°rias motiva√ß√Ķes para se aderir √† dieta vegetariana. Elas variam entre as quest√Ķes √©ticas de defesa aos animais, devido √†s op√ß√Ķes religiosas ou pela defesa do meio ambiente, pois a cria√ß√£o animal pode ser considerada bastante poluidora. J√° algumas pessoas optam por melhorar a qualidade de vida. V√°rios estudos mostram que a dieta vegetariana promove bons indicadores de sa√ļde.

√Č sabido que h√° sens√≠vel redu√ß√£o nas taxas de colesterol e gorduras plasm√°ticas dentre os adeptos da dieta vegetariana. N√£o ingerir produtos c√°rneos reduz a incid√™ncia de c√Ęncer e doen√ßas cardiovasculares em geral. Mas a dieta vegetariana mal planejada pode trazer consequ√™ncias danosas ao organismo.  Dois nutrientes s√£o mais dif√≠ceis de se manter em equil√≠brio: o c√°lcio e a vitamina B12. O c√°lcio devido √† restri√ß√£o ao leite e a vitamina B12 pelo fato de que a fonte principal ser de origem animal, incluindo-se os peixes.

Os alimentos s√£o compostos por diversas classes de nutrientes e que precisam ser ingeridas diariamente em propor√ß√Ķes adequadas. A fun√ß√£o mais b√°sica da alimenta√ß√£o √© suprir energia, normalmente provenientes dos carboidratos e gorduras. A dieta vegetariana supre sem problemas essa necessidade.

Outro aspecto importante no planejamento da dieta vegetariana √© a ingest√£o de prote√≠nas. As prote√≠nas s√£o compostas por amino√°cidos diversos e que precisam ser ingeridos em propor√ß√Ķes individuais adequadas. Os alimentos c√°rneos mant√™m essa proporcionalidade. Os vegetais podem suprir prote√≠nas, por√©m, se mal planejada, a quantidade de alguns amino√°cidos pode ser insuficiente.

O ferro também é outro componente que pode ser melhor aproveitado quando a fonte é de origem animal. O ferro presente nos vegetais precisa se alterado quimicamente no organismo. A vitamina C é um elemento que pode favorecer a absorção do ferro a partir dos vegetais.

A parte do constrangimento que algumas pessoas adeptas da dieta vegetariana possam ter em nossa sociedade onívora, comedora de carne, elas podem ter uma vida absolutamente normal, inclusive praticando atividades físicas normais. Há de se ressaltar, sempre, que a dieta vegetariana precisa de planejamento. Não basta apenas deixar de comer carne.

O Centro de Informa√ß√Ķes sobre Medicamentos (CIM), do curso de Farm√°cia da UniSantos, est√° dispon√≠vel para solucionar suas d√ļvidas. O contato pode ser pelo e-mail cim@unisantos.br.

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