PUBLICIDADE

Santos / Trânsito

Obras do VLT exigem novas intervenções no trânsito em Santos; veja o que muda

As intervenções devem acontecer nos bairros Macuco, Encruzilhada e região central. Quem está a frente dos trabalhos é a empresa Álya Construtora.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Da redação

Com o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), novas intervenções no trânsito devem acontecer nos bairros Macuco, Encruzilhada e região central. Quem está a frente dos trabalhos é a empresa Álya Construtora.

A partir de segunda-feira (4) as obras serão iniciadas na Avenida Conselheiro Nébias, entre as ruas Barão de Paranapiacaba e Luiz Gama, nos dois sentidos, porém sem bloqueios viários. Os serviços estarão concentrados no canteiro central na via, exigindo interdição parcial do tráfego – uma faixa de rolamento estará livre para a circulação de veículos. Será proibido parar e estacionar neste trecho, a fim de dar maior fluidez ao trânsito. Com o estreitamento da pista, dois pontos de parada de transporte coletivo sofrerão alterações.

As obras que ocorrem no Centro avançarão para novo trecho. A Rua João Pessoa será interditada entre a Avenida Conselheiro Nébias e Rua da Constituição a partir das 9h. A rota alternativa para os motoristas será a Rua General Câmara. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) vem intensificando o monitoramento do trânsito nas áreas com obras do VLT, em especial na região central.

No sentido praia-Centro, será desativado o ponto localizado em frente ao número 521, próximo à Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, com opção de embarque e desembarque nas paradas já estabelecidas em frente aos números 453 (entre ruas Luiz Gama e Borges) e 589 (próximo à Rua Dagoberto Gasgon). No sentido Centro-praia, o ponto em frente ao 524 (próximo à Rua Barão de Paranapiacaba) também será desativado. A opção é a utilização dos dois mais próximos, que ficam em frente às numerações 474 (próximo à Luiz Gama) e 600 (entre as ruas Alexandre Herculano e Goiás).

Já no dia 11, há previsão de novas alterações de trânsito, com bloqueio total do cruzamento (canteiro central) das avenidas Conselheiro Nébias e Rodrigues Alves. Desta forma, os veículos que estiverem na Rodrigues Alves não conseguirão transpor a via a partir da Conselheiro Nébias.

A linha 08 seguirá pela Avenida Conselheiro Nébias e Rua General Câmara. As linhas 25, 29, 61, 100, 158, 191 e 193 percorrerão a Avenida Conselheiro Nébias e a Rua Xavier da Silveira. As linhas 61, 139, 158 e 194 vão usar a rota da Rua João Pessoa, Rua Doutor Cochrane, Rua General Câmara e Rua da Constituição.

Já a linha 154 seguirá Avenida Conselheiro Nébias, Rua General Câmara e Rua da Constituição. Haverá desativação do ponto de parada da Rua João Pessoa, 307 (após a Rua da Constituição) e instalação de ponto provisório na Rua João Pessoa, 271.

VLT

Segundo a Prefeitura de Santos, a finalização das obras do Trecho 2, que interligará a região da Conselheiro Nébias com o Valongo, foi confirmada para julho deste ano. Após a conclusão, o trajeto do VLT receberá mais 12 estações, 8Km de extensão e a capacidade de transportar mais 35 mil passageiros por dia útil.