PUBLICIDADE

Santos / Trânsito

Prefeitura de Santos implantará Faixa Viva na orla durante temporada de verão

Da Redação

A Operação Verão – Travessia Segura será realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) em 10 pontos de travessia sem semáforos (Faixa Viva) ao longo da orla, a partir de 8 de janeiro, seguindo até março/22.

O objetivo é consolidar o entendimento de motoristas e dos próprios pedestres sobre a prioridade deste último segmento em fazer a travessia em locais das vias com faixa de travessia não semaforizada.

Para tanto, durante toda a temporada, quando o fluxo de veículos e pessoas na orla é intenso, a CET manterá operadores de trânsito nos 10 pontos, todo sábado e domingo. Também banners e infláveis serão utilizados para chamar a atenção sobre a campanha. O trabalho será centrado na educação, com o intuito de conscientizar sobre a prioridade ao pedestre estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fiscalização durante a ação, também não será descartada. Em diversos municípios do País, a fiscalização já é adotada como uma medida eficaz visando o respeito ao pedestre.

Locais Campanha Operação Verão-Travessia Segura

1. Av. Pres. Wilson x Rua Maranhão;
2. Av. Pres. Wilson x Rua Quintino Bocaiúva;
3. Av. Pres. Wilson x Galeria AD Moreira;
4. Av. Vic. de Carvalho x Rua Carlos Afonseca;
5. Av. Vic. de Carvalho x Rua da Paz x Moby;
6. Av. Vic. de Carvalho x Rua Ângelo Guerra;
7. Av. Bartolomeu de Gusmão x Rua Anália Franco;
8. Av. Bartolomeu de Gusmão x Rua Januário dos Santos;
9. Av. Samuel Leão de Moura (Aquário);
10. Av. Saldanha da Gama x Museu de Pesca.

DEZ ANOS DE FAIXA VIVA

Em maio último, a campanha Faixa Viva completou uma década de ações na Cidade, com resultado expressivo. Levantamento considerando 10 anos antes e 10 anos após o seu lançamento, mostrou redução de 28% de atropelamentos. O feito positivo contribuiu para diminuição das mortes no trânsito santista.

Dados:
2010 – 52 óbitos
2020 – 34 óbitos
Redução de 35%
*campanha Faixa Viva foi criada em Santos em 2011

Desde maio último, a campanha ganhou nova dinâmica, com ações contínuas num mesmo local, sempre com o propósito da mudança de comportamento para o respeito ao pedestre. Foram atendidos importantes corredores de tráfego da Cidade, como as avenidas Ana Costa, Conselheiro Nébias e Álvaro Guimarães (Zona Noroeste).

Hoje, as ações ocorrem em pontos com alta concentração de pedestres, mas de forma isolada, sendo um local por dia e com foco exclusivo na educação. Nas quartas feiras, a campanha acontece na feira livre da Ana Costa x Cunha Moreira. Nas sextas, na feira da Av dos Bancários.

Foto: Divulgação/PMS/Arquivo