PUBLICIDADE

Arte

Tour virtual é a nova atração da Pinacoteca Benedito Calixto

 - REVISTA MAIS SANTOS

Os tours virtuais se consolidaram neste período de pandemia. Em um momento em que viajar ainda é algo impensável, considerando a propagação do novo coronavírus, alguns museus e outros equipamentos culturais no País, abriram as portas para esse tipo de visitação, permitindo aos interessados adquirir conhecimento sem sair de casa.

Seguindo essa tendência a Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, se prepara para lançar, no próximo dia 10, às 19h30, o projeto Tour Virtual. A iniciativa já vem sendo preparada há alguns meses pela atual diretoria, representada por Jorge Mariano, atual presidente da Fundação.

O p√ļblico ter√° a disposi√ß√£o a visita√ß√£o por seis salas, que estar√£o com a exposi√ß√£o permanente das obras de Benedito Calixto, al√©m da participa√ß√£o de quatro monitoras, estudantes do curso de hist√≥ria e contratadas atrav√©s do Centro de Integra√ß√£o Empresa Escola (CIEE).

A ideia √© que elas sempre realizem pesquisas sobre as exposi√ß√Ķes que estar√£o na Pinacoteca e sobre o acervo permanente, para que possam aprimorar os¬† seus conhecimentos e tamb√©m visando dar um bom atendimento ao p√ļblico visitante. “A cada exposi√ß√£o tempor√°ria que entra as monitoras se interam do conte√ļdo das mesmas”, esclarece Jos√© Eduardo Moreira, gerente administrativo do Casar√£o branco.

O produtor cultural da Pinacoteca, F√°bio Luiz Salgado explica que o p√ļblico poder√° acessar o tour virtual atrav√©s das redes sociais (Facebook) da pr√≥pria institui√ß√£o que est√° registrado como Funda√ß√£o Pinacoteca Benedito Calixto. “√Č como se fosse um evento, que ir√° acontecer no local, sendo postado ao vivo”, ressalta.

Cada monitora gravou um vídeo de aproximadamente 3 minutos, onde ela destaca uma obra do autor, descrevendo suas características e datas relacionadas à época em que tal quadro foi produzido.  Esse material, inédito, será postado na sexta-feira (10) durante o lançamento do projeto.

“Se a pessoa assistir todos os v√≠deos em sequ√™ncia, n√£o passar√° de 20 a 25 minutos”, esclarece F√°bio que refor√ßa a import√Ęncia das pessoas ficarem em casa e, agora, terem essa oportunidade na palma da sua m√£o.

 - REVISTA MAIS SANTOS

CONTADORES DE HIST√ďRIA

Parte integrante e muito especial desse projeto s√£o as monitores. Vamos conhecer o perfil de cada um deles.

Gabrielle Silva Chiappani, 21 anos, cursa a licenciatura,¬† apaixonada por filmes, livros e assuntos ligados ao Patrim√īnio. Natural de Santos, atualmente trabalha como educadora na Pinacoteca Benedito Calixto. No v√≠deo aborda informa√ß√Ķes sobre algumas obras na tem√°tica Santos antiga e arte sacra de Benedito Calixto.

Lívia Rodrigues Ferreira, 20 anos, estudante de História, leitora voraz e apaixonada por filmes de drama. Nascida e criada na cidade de Santos, atualmente trabalha como educadora na Pinacoteca Benedito Calixto. Aborda nesse vídeo, breve relato sobre a vida e obra do artista que nossa Fundação homenageia.

Herika Maria Silva, natural de Santos, 39 anos. Mãe da Maria Clara. Sambadeira por parte de mãe. Sambista por parte de pai. Formada em Administraçao e Comércio Exterior, resolveu mudar o rumo e enveredar para os lados da Educação.  Atualmente formanda em História, trabalhando como Educadora. No vídeo ela fala sobre algumas obras de Benedito Calixto e discorre um pouco sobre a história do casarão branco, atual Pinacoteca de Santos.

Maria Vit√≥ria de Moura Opasso Peque√Īo, 20 anos. Estudante de Hist√≥ria. Paix√Ķes pela natureza, mar e educa√ß√£o patrimonial, hist√≥ria da arte e psicologia da educa√ß√£o.¬† Ama cursos ligados a patrim√īnio, museologia e sobre sua regi√£o local. No v√≠deo ela aborda, a sala que o acervo¬† abrange¬† a mar√≠tima da cidade de Santos (antes e depois da proclama√ß√£o da rep√ļblica), moderniza√ß√£o do Porto santista e a sala dos Nus (parte do acervo ligado a trabalhos acad√™micos de Calixto na Europa) .

PROGRAMAÇÃO

Lan√ßado o tour virtual o p√ļblico poder√°, tamb√©m, assistir sempre pelas redes sociais a apresenta√ß√£o de v√°rios artistas. No s√°bado (11) ser√° a vez de Andr√© Cardoso. Ele iniciou na m√ļsica ainda crian√ßa, aprendendo piano com sua av√≥. Em 2008 passou a fazer aulas de viol√£o com o professor Antonio Manzione e integrou a Camarata Heitor Villa-Lobos at√© o ano de 2010. Atualmente, possui forma√ß√£o em Viol√£o Erudito pelo Conservat√≥rio Musical Heitor Villa-Lobos, e ensaia e coordena a Camerata Manzione, a qual tamb√©m faz parte.

Junto com ele estar√°, tamb√©m, Luiz Mateus. Iniciou seus estudos em viol√£o com o professor Ant√īnio Manzione em 2013. Em 2018 come√ßou a ter aulas com Iury Cardoso e, no ano seguinte, entrou para a Escola Municipal de M√ļsica de S√£o Paulo, tendo aulas com Daniel Murray. Atualmente est√° em seu √ļltimo ano de Licenciatura em M√ļsica na Unimes, participa do Coral Municipal de Santos e d√° aulas de viol√£o.

No domingo (2) a apresentação será da cantora Victoria Bertoldo e Maurício Martins que irão trazer clássicos internacionais e MPB.

Fotos: Reprodução