Economia e Negócios 

O papel do CIO está evoluindo com mais foco em receita e estratégia, de acordo com a Global CIO Survey 2019, da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação. O estudo, que entrevistou 888 CIOs de todo o mundo, revelou que 61% dos executivos passaram mais tempo em planejamento estratégico nos últimos 12 meses, enquanto 43% são, agora, avaliados de acordo com sua contribuição no crescimento da receita.

O estudo mostrou que, apesar de os CIOs estarem se tornando mais estratégicos e responsáveis, eles são pressionados por orçamentos reduzidos e riscos de segurança mais altos. Quase metade dos entrevistados (48%) disse que o tempo gasto com segurança aumentou no último ano, e os CIOs gastam, hoje, 25% do tempo em compliance de segurança e informação. Manutenção de tecnologia continua entre as principais tarefas do cargo, com executivos gastando, em média, um terço (33%) do tempo focados na manutenção cotidiana de tecnologia.

A pressão agravada tem causado um impacto negativo na relação dos CIOs com o trabalho. Cerca de metade deles (49%) sentiu mais insatisfação com o trabalho nos últimos 12 meses, e 29% disseram que há mais desequilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. A expansão do foco em estratégia e receita tiveram efeito direto no tempo que eles têm para se dedicar à inovação, sendo que 30% deles sentiram a redução nos últimos 12 meses.

Mark Roger, CEO da Logicalis, disse que “os resultados do estudo deixam claro que o papel do CIO tem mudado e vai continuar evoluindo. A transformação digital vem impactando praticamente todos os setores, o que levou o CIO a ganhar mais relevância. Hoje, espera-se que o CIO seja responsável pelo desempenho do negócio em nível estratégico, o que se soma ao tempo que eles devem passar cuidando da infraestrutura de TI”.

“Este aumento na responsabilidade estratégica deve ser incorporado tanto pelos negócios quanto pelos CIOs, porque a tecnologia é a chave para vantagens competitivas e eficiência operacional. No entanto, os resultados do estudo são categóricos nas revelações e mostram o aumento na pressão exercida sobre os CIOs. As organizações devem garantir que os CIOs tenham total apoio, assim como os recursos necessários para realizar o trabalho com eficiência. As empresas estão forçando os CIOs a aprenderem mais sobre o ramo dos negócios e sobre a contribuição na estratégia, enquanto eles ainda mantêm o ritmo das atividades diárias. Isto, claramente, tem de ser resolvido”.

saiba antes via instagram @revistamaissantos