
(Crédito: Divulgação)
Hoje (4), durante a 12ª atualização do mapa do Plano São Paulo, foi anunciado que o Vale do Ribeira passa da Fase 2 Laranja para a Fase 3 Amarela, menos restritiva. A Baixada Santista mantêm-se na atual fase pela 9ª semana consecutiva.
Uma nova tabela com os índices epidemiológicos e capacidade hospitalar foi divulgada pelo governo estadual. Os índices de evolução da pandemia são calculados levando em conta os números dos últimos sete dias e dos sete dias anteriores.
O Vale do Ribeira apresentou melhora nos índices epidemiológicos e está com 37,7% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 e apresenta 14 leitos para cada 100 mil habitantes. Já quanto a evolução da pandemia, o índice de novos casos está em 0,54 o índice de internações em 1,22 e de óbitos em 0,45.
Já Baixada Santista apresenta taxa 31,5% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 e possui 25 leitos para cada 100 mil habitantes. Já quanto a evolução da pandemia, o índice de novos casos está em 0,95, o índice de internações em 0,83 e de óbitos em 1,12.
A tendência de queda nos índices está se mantendo nos números de internações e óbitos. Pela quarta semana consecutiva, foi registrado 13,5% de redução nos óbitos em relação à semana epidemiológica anterior. Pela quinta semana seguida, houve também queda de 6,5% no número de internações se comparado à semana anterior, regredindo para os índices registrados em maio.
“Essa tendência de regressão da pandemia vem se mostrando consistente, mas não significa que temos que baixar a guarda. Lembrar que estamos em quarentena e precisamos ter cautela e cuidado”, alertou o governador.
A média de ocupação de leitos de UTI atingiu o menor índice desde o início do Plano São Paulo e está atualmente abaixo de 55%, graças ao incremento na capacidade hospitalar instalada em todo o Estado e à queda das internações ao longo do período.
A maioria das regiões do Estado, com exceção de Ribeirão Preto e Franca, seguem agora na fase amarela, quando é permitido o funcionamento, com restrições, do comércio de rua, shoppings centers, escritórios, bares e restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias.
Prorrogação da quarentena
Às vésperas do feriado da Independência, o governador informou também sobre a prorrogação da quarentena em todo o Estado até 19 de setembro. “Neste feriado, redobre os cuidados com você e com sua família. Oriente aqueles que relutam em usar máscara, sobre o distanciamento social e não faça aglomerações”, destacou o governador.