PUBLICIDADE

Região / Educação

Guarujá retomará aulas presenciais a partir de fevereiro

Da Redação

Publicado na edição desta sexta-feira (11) no Diário Oficial do Município, o decreto 14.031 autoriza as aulas presencias nas redes municipal e estadual de Educação em Guarujá. Na prática, as aulas presenciais passam a valer a partir de 8 de fevereiro, com o início do ano letivo de 2021. Nas creches municipais e conveniadas, porém, o retorno se dá já no dia 4 de janeiro.

As datas são uma previsão e podem sofrer alterações devido à pandemia da Covid-19. De maneira gradativa, o retorno presencial em fevereiro seguirá todos os cuidados e ocorrerá independente da fase do Plano São Paulo em que o Município estará – hoje encontra-se na fase amarela.

O decreto ainda torna as unidades aptas a realizarem a preparação dos protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus, o que já foi iniciado na rede municipal.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá, José Roberto Galvão, destaca que a preocupação com a saúde de alunos e profissionais continua sendo uma prioridade da Prefeitura. Segundo ele, o Município adotará um sistema híbrido, com um percentual de alunos em sala de aula e outro mantido no Ensino Remoto.

O que determinará a divisão dos percentuais será a fase em que a Baixada Santista estará classificada no Plano São Paulo, do Governo do Estado, quando do início do ano letivo em 2021.

“A retomada é necessária e estamos trabalhando por uma volta integralmente segura. Iniciaremos com um revezamento dos alunos, amparada a nossa classificação no Plano São Paulo (Governo do Estado). Quem não estiver na escola naquele dia, vai estudar online”, explica Galvão, que discutiu o assunto pessoalmente com o secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares.

Em 2020, as aulas presenciais foram suspensas em março por conta da pandemia do novo coronavírus. Em abril, foi adotado o sistema remoto de ensino na rede municipal, com plataforma on-line e a disponibilização de conteúdo escolar aos cerca de 34 mil estudantes, mais os professores. A adesão alcançou 80% e os estudantes que não têm acesso à internet fizeram a retirada do material impresso na própria escola. O ano letivo se encerrará no próximo dia 30 de dezembro.

Foto: Divulgação/PMG