PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Polícia Civil receberá homenagem em partida do Santos FC neste domingo

Da Redação

Na noite deste domingo (27), na partida contra o Ceará pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos Futebol Clube prestará homenagem à Polícia Civil pelos seus 115 anos de carreira.

No jogo, em reconhecimento ao trabalho realizado pela Polícia Civil, o time ostentará em seu uniforme o brasão da Instituição. O Santos Futebol Clube segue o que times Americanos, como o New York Rangers, fazem prestando homenagens aos policiais em jogos importantes.

 - REVISTA MAIS SANTOS  - REVISTA MAIS SANTOS

A Polícia Civil do Estado de São Paulo está ligada à Secretaria de Segurança Pública, comandada pelo General João Camilo Pires de Campos, pelo Secretário Executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahim. O delegado geral de Polícia é o Dr. Ruy Ferraz Fontes, sendo que a Baixada Santista chefiada por Manoel Gatto Neto, delegado de polícia diretor do DEINTER-6.

História

A história da Polícia Civil inicia-se no Brasil em 1596, quando homens chamados “somaneiros” foram incumbidos de vigiar as vias públicas. Com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, Dom João VI criou a Intendência Geral da Corte e do Estado do Brasil, sendo esse o modelo para a formação da Polícia Civil.

Com a evolução da sociedade brasileira, surgiu a necessidade de dar melhor estrutura a Polícia Civil, substituindo policiais nomeados por pessoas concursadas em funções estruturadas por carreiras remuneradas.

A Lei nº 979, de 23 de dezembro de 1905, organizou o serviço policial no Estado de São Paulo, inclusive exigindo o curso de bacharel em direito para exercer o cargo de delegado de polícia.

Fotos: Divulgação/Polícia Civil