Da Redação
O Instituto Butantan anunciou no inÃcio da tarde desta terça-feira que a eficácia geral da vacina CoronaVac contra a Covid-19 é de 50,38%. Esse dado já foi enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no pedido de uso emergencial do imunizante.
A porcentagem é inferior aos números divulgados na semana passada, quando o Butantan anunciou 78% de proteção para casos leves e 100% de eficácia contra casos moderados e graves e mortes. Mas indica a capacidade de imunização em todos os casos, inclusive naqueles que apresentam sintomas leves, sem necessidade de intervenção médica.
Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendam um mÃnimo de 50% de eficácia geral para considerar o uso de um imunizante.
Segundo o Butantan, foram testados 12.508 voluntários, todos eles profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavÃrus. De acordo com o diretor de pesquisa do instituto, Ricardo Palacios, esse grupo foi escolhido justamente por ter maior exposição ao vÃrus.
A CoronaVac é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan, que é ligado à Secretaria de Saúde de São Paulo.
Foto da capa: Reuters/Thomas Peter via Agência Brasil