Da Redação
O Estado de São Paulo projeta a liberação do uso de máscaras em locais abertos a partir de 1º de dezembro. A informação veio em entrevista coletiva no inÃcio da tarde desta quarta (3), no Palácio dos Bandeirantes.
“Se continuarmos com os indicadores caindo nessa mesma velocidade, é possÃvel que até a última semana epidemiológica do mês de novembro a gente atinja os indicadores necessários, e é possÃvel que, no inÃcio do mês de dezembro, a máscara seja liberada em ambiente aberto, sem aglomeração”, disse o coordenador do Comitê Cientifico do estado, o médico João Gabbardo.
A ideia está condicionada à elevação do Ãndice de pessoas com a vacinação completa (duas doses). Além da imunização, o relaxamento da medida depende da manutenção de tendência de queda de casos, internações e mortes em decorrência da Covid.
Números
São Paulo registrou, no último dia 2 de novembro, queda de 93% nas mortes por Covid-19 ante o inÃcio de abril. Com o avanço da vacinação, São Paulo também teve em outubro o mês com menos óbitos provocados pelo coronavÃrus desde abril de 2020, ainda no inÃcio da pandemia.
Na última terça, a Secretaria de Estado da Saúde computou 62 mortes por Covid-19 em São Paulo. O registro verificado no último dia 1º de abril foi de 890 pacientes infectados pelo coronavÃrus que não resistiram à doença.
O avanço da vacinação em São Paulo é decisivo para a queda expressiva de mortes causadas pela Covid-19 no estado. A proporção da população adulta com esquema vacinal completo saiu de 3,6% em 1° de abril para 88% até o inÃcio da tarde desta quarta.
A cobertura vacinal em São Paulo também resultou no total mensal mais baixo de mortes por Covid-19 dos últimos 18 meses. Dados do sistema Sivep-gripe do Ministério da Saúde, que contabiliza óbitos por coronavÃrus em todo o paÃs, registram 2.192 mortes em São Paulo em outubro – antes, o menor registro era o de abril de 2020, com 2.239 óbitos.
No total, São Paulo tem hoje 152.098 mortes e 4.407.756 casos de Covid-19. Destes, 4.237.381 tiveram a doença e já estão recuperados, incluindo 455.740 que foram internados e receberam alta hospitalar. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado é de 25,94% e na Grande São Paulo é de 34,9%.
Nesta quarta, há 3.189 pacientes internados no estado, sendo 1.509 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e 1.680 em enfermaria. No dia anterior, eram 1.556 pacientes em UTIs e 1.676 em enfermaria.
Foto: Raphael Alves