PUBLICIDADE

Região / Saúde

Depois de anúncio do Governo do Estado de SP, cidades da Baixada analisam liberação de uso de máscaras ao ar livre

Da Redação

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (24) a flexibilização do uso de máscaras no estado de São Paulo em áreas abertas. A medida, que começa a valer a partir do dia 11 de dezembro, está amparada em orientação do Comitê Científico do Estado e em dados positivos de avanço da vacinação e do cenário epidemiológico. O uso das máscaras continua obrigatório em ambientes fechados e no transporte público.

Diante disso, o Portal Mais Santos entrou em contato com as nove cidades da Baixada Santista para saber a respeito do assunto.

A Prefeitura de Santos atenderá as recomendações do Governo do Estado de São Paulo e adequará a legislação municipal às medidas previstas no Plano SP. Contudo, tendo em vista a possibilidade de uma quarta onda da pandemia iniciada no exterior, a Administração Municipal prepara campanha de conscientização da população para a manutenção do uso da máscara em ambientes com aglomeração ou grande fluxo de pessoas.

A Prefeitura de Guarujá informa que o Município seguirá as orientações do Governo do Estado.

A Prefeitura de Peruíbe informa que vai liberar o uso de máscaras em locais abertos a partir da mesma data. As orientações do Estado de São Paulo seguirão na cidade sem necessidade de nova lei.

Isso porque Peruíbe está com uma média acima da estadual. Enquanto o Estado tem 84,50% da população com pelo menos uma dose, o Município já imunizou 87,59%. Além disso, em relação ao esquema vacinal completo, o índice é o mesmo do estadual (74%).

A Prefeitura de Praia Grande informa que está definindo as próximas ações, seguindo orientações com base nas definições do Estado, através do Plano São Paulo, e com pareceres levantados pelo Comitê Técnico Científico para o Enfrentamento e Combate ao Coronavírus (covid-19). Novas determinações devem ser anunciadas em breve.

A Prefeitura de São Vicente informa que segue analisando o cenário de pandemia na cidade e atenta às diretrizes do Governo do Estado. Por enquanto, o uso de máscaras continua obrigatório, enquanto o Município concentra sua atenção na campanha de imunização contra a Covid-19, para que cada vez mais pessoas sejam vacinadas e o cenário seja cada vez mais seguro para a população. Tão logo novas flexibilizações dos protocolos sanitários entrem em vigor em São Vicente, a imprensa será devidamente comunicada.

Em Cubatão, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o assunto, assim como outros itens relativos à pandemia, será discutido pelo Comitê Estratégico Municipal covid-19.

A Prefeitura de Bertioga informa que ainda está analisando internamente as possibilidades para a liberação do uso de máscaras em ambientes ao ar livre. A decisão será comunicada pelos canais oficiais em momento oportuno.

Mongaguá, por sua vez, segue estudando o assunto. Por ora, não há uma deliberação.

Foto: Pixabay