Da Redação
O Sinpolsan (Sindicato dos Policiais Civis de Santos e Região) denunciou que o Instituto Médico Legal de Santos, fechado há dois anos, virou ponto de tráfico de drogas.
A entidade trouxe à luz um Boletim de Ocorrência registrado no final da tarde de 17 de novembro, no 5º DP da cidade. Na ocasião, a Polícia Civil foi acionada e deteve um indivíduo portando maconha e cocaína. O local onde ele se refugiou foi justamente o terreno onde fica o IML.
“A situação revela não só o descaso como também a incompetência de um governo que, pensando em desprezar uma instituição, uma categoria, está na verdade desrespeitando a população, diretamente impactada. A logística de recolhimento de presos e o deslocamento até o IML de Praia Grande representa percurso de mais de 80 km por ocorrência, o que resulta, sem dúvida, em consumo exagerado de combustível e precarização do atendimento. O governo conseguiu com esse comportamento inconsequente transformar um prédio público em ponto de prática de crime”, destacou o presidente do Sinpolsan, Renato Martins.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado respondeu aos questionamentos do Portal Mais Santos sobre quando o IML de Santos será reaberto, bem como a respeito da ocorrência no local. Eis a íntegra:
“A Superintendência da Polícia Técnico Científica esclarece que todas as medidas estão sendo adotadas para a transferência do IML de Santos. O processo está em fase final, com a apresentação da renovação das licenças exigidas e, assim que cumprida, será realizada a adequação técnica do imóvel para o início das atividades. A atual unidade conta com serviço de segurança. Os serviços à população seguem sendo prestados regularmente no IML da Praia Grande, que funciona 24 horas, sete dias por semana. A região do Deinter-6 conta ainda com os IMLs de Guarujá e Registro.
Em relação ao caso citado pelo sindicato, um ajudante de 21 anos foi preso em flagrante por traficar de drogas nas imediações de um Centro de Treinamento de Futebol. Ao notar a chegada da polícia, o homem tentou fugir correndo na direção do Instituto, onde foi detido. As drogas que ele carregava foram apreendidas e encaminhadas à perícia”.
Foto: Reprodução Google Maps