PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Depois de an√ļncio do Governo do Estado de SP, cidades da Baixada analisam libera√ß√£o de uso de m√°scaras ao ar livre

Da Redação

O governador Jo√£o Doria anunciou nesta quarta-feira (24) a flexibiliza√ß√£o do uso de m√°scaras no estado de S√£o Paulo em √°reas abertas. A medida, que come√ßa a valer a partir do dia 11 de dezembro, est√° amparada em orienta√ß√£o do Comit√™ Cient√≠fico do Estado e em dados positivos de avan√ßo da vacina√ß√£o e do cen√°rio epidemiol√≥gico. O uso das m√°scaras continua obrigat√≥rio em ambientes fechados e no transporte p√ļblico.

Diante disso, o Portal Mais Santos entrou em contato com as nove cidades da Baixada Santista para saber a respeito do assunto.

A Prefeitura de Santos atender√° as recomenda√ß√Ķes do Governo do Estado de S√£o Paulo e adequar√° a legisla√ß√£o municipal √†s medidas previstas no Plano SP. Contudo, tendo em vista a possibilidade de uma quarta onda da pandemia iniciada no exterior, a Administra√ß√£o Municipal prepara campanha de conscientiza√ß√£o da popula√ß√£o para a manuten√ß√£o do uso da m√°scara em ambientes com aglomera√ß√£o ou grande fluxo de pessoas.

A Prefeitura de Guaruj√° informa que o Munic√≠pio seguir√° as orienta√ß√Ķes do Governo do Estado.

A Prefeitura de Peru√≠be informa que vai liberar o uso de m√°scaras em locais abertos a partir da mesma data. As orienta√ß√Ķes do Estado de S√£o Paulo seguir√£o na cidade sem necessidade de nova lei.

Isso porque Peruíbe está com uma média acima da estadual. Enquanto o Estado tem 84,50% da população com pelo menos uma dose, o Município já imunizou 87,59%. Além disso, em relação ao esquema vacinal completo, o índice é o mesmo do estadual (74%).

A Prefeitura de Praia Grande informa que est√° definindo as pr√≥ximas a√ß√Ķes, seguindo orienta√ß√Ķes com base nas defini√ß√Ķes do Estado, atrav√©s do Plano S√£o Paulo, e com pareceres levantados pelo Comit√™ T√©cnico Cient√≠fico para o Enfrentamento e Combate ao Coronav√≠rus (covid-19). Novas determina√ß√Ķes devem ser anunciadas em breve.

A Prefeitura de S√£o Vicente informa que segue analisando o cen√°rio de pandemia na cidade e atenta √†s diretrizes do Governo do Estado. Por enquanto, o uso de m√°scaras continua obrigat√≥rio, enquanto o Munic√≠pio concentra sua aten√ß√£o na campanha de imuniza√ß√£o contra a Covid-19, para que cada vez mais pessoas sejam vacinadas e o cen√°rio seja cada vez mais seguro para a popula√ß√£o. T√£o logo novas flexibiliza√ß√Ķes dos protocolos sanit√°rios entrem em vigor em S√£o Vicente, a imprensa ser√° devidamente comunicada.

Em Cubat√£o, de acordo com a Secretaria Municipal de Sa√ļde, o assunto, assim como outros itens relativos √† pandemia, ser√° discutido pelo Comit√™ Estrat√©gico Municipal covid-19.

A Prefeitura de Bertioga informa que ainda está analisando internamente as possibilidades para a liberação do uso de máscaras em ambientes ao ar livre. A decisão será comunicada pelos canais oficiais em momento oportuno.

Mongaguá, por sua vez, segue estudando o assunto. Por ora, não há uma deliberação.

Foto: Pixabay