A “Operação TK” aconteceu na manhã desta quinta-feira (18). Os criminosos usavam cargas de bobinas de papel para exportar drogas pelo Porto de SantosÂ
Â

Foto: Divulgação / PolÃcia Federal (PF)
Da redaçãoÂ
A PolÃcia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a “Operação TK”, com a finalidade de combater o tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, por meio do Porto de Santos. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, em São Paulo. Durante o cumprimento, foram apreendidos celulares, computadores, documentos e 20 mil dólares, o equivalente a R$100 mil.
Conforme a PF, a investigação começou em junho do ano passado, quando foram apreendidos 561 kg de cocaÃna, que estavam escondidos em uma carga de bobinas de papel. Com isso, o esquema de tráfico operado por um grupo de cidadãos turcos para a exportação de cocaÃna para Europa foi revelado.Â
Durante a investigação, foi descoberto que estas bobinas eram preparadas em um galpão na Grande São Paulo, onde funcionava a empresa de fachada criada pelos criminosos.
As bobinas eram desenroladas e cortadas para a inserção da droga, dando aparência de licitude às operações de exportação.
Ainda em 2023, dois suspeitos fugiram do Brasil e agora são considerados fugitivos pela Interpol, com mandados de prisão preventiva e ordens de “Difusão Vermelha emitidas”. A Difusão é uma solicitação à s autoridades policiais em todo o mundo para localizar e prender provisoriamente o indivÃduo, enquanto aguarda extradição, entrega ou ação legal semelhante.
Foram apreendidos R$91 mil que a empresa teria pagado à fornecedora de papel, como entrada para aquisição de um novo lote de bobinas, as quais seriam utilizadas para uma nova remessa de droga.

Foto: Divulgação / PolÃcia Federal (PF)
A escolha do nome “TK” para a operação é uma referência direta ao nome fantasia utilizado pela organização criminosa na empresa de fachada, ressaltando o foco da PolÃcia Federal em desmantelar operações de tráfico.