Considerada uma Cidade Amiga da Bicicleta por seus investimentos em infraestrutura na área, Praia Grande chegou a uma nova marca importante no inÃcio de 2020: o MunicÃpio conta agora com 97,7 km de vias exclusivas para ciclistas, entre ciclovias e ciclofaixas.
O aumento foi registrado após a entrega das primeiras etapas da remodelação da Avenida do
Trabalhador, no Bairro Antártica, e das mudanças viárias na Avenida Ayrton Senna, na altura do acesso ao shopping localizado no trecho.
De acordo com o último levantamento feito no inÃcio de 2019, Praia Grande contava com 95,8 km de ciclovias e ciclofaixas. E a evolução é constante, no inÃcio da contagem, feita em 2003, o MunicÃpio tinha somente 32,6 km de vias exclusivas para ciclistas (uma média de 4 km novos por ano).
Com a quantidade, Praia Grande é a maior Cidade da Baixada Santista com estes tipos de vias e uma das maiores do Brasil (inclusive, passando importantes capitais estaduais por todo PaÃs).
A Secretaria Municipal de Trânsito de Praia Grande (Setran) estima que um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas).
No perÃodo de alta temporada de verão, quando Praia Grande ocupa a quarta colocação na preferência de turistas de todo o PaÃs, segundo pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.
De acordo com a chefe da Seção de Educação e Segurança do Trânsito da Setran, Elaine Fornazieri, a Cidade define como um dos principais programas de educação para o trânsito uma polÃtica de utilização da bicicleta como modalidade de transporte seguro. “Para isso, vem investindo no desenvolvimento de trabalhos que interliguem todo o sistema urbano e
promovam ações permanentes voltadas à utilização adequada desses equipamentosâ€.

Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande