PUBLICIDADE

3.0 - BRASIL

Dia do Consumidor ganha destaque no 1º trimestre do varejo brasileiro

O dia 15 de março está se tornando uma data importante para o varejo brasileiro no primeiro trimestre do ano. O Dia do Consumidor, que se consolidou no calendário nos últimos dois anos, movimentou em 2019 cerca de 258 milhões de reais no país, representando um dos maiores picos de venda do primeiro semestre.
As intenções de compra saltaram de 26% em 2018 para 46% em 2019, de acordo com pesquisa divulgada pela Revista Veja.

Os números são frutos do levantamento realizado pela plataforma ShopFully, fonte primária de informação para quem quer encontrar produtos, ofertas e novidades sobre estabelecimentos comerciais de forma geolocalizada.

Mais de 35 milhões de consumidores já conhecem, e estão atentos às oportunidades trazidas pela data, sendo que 65% afirmou ter encontrado, no período, promoções e ofertas pelas quais estavam procurando (Zoom; 2019).

A pesquisa revela que o Dia do Consumidor movimenta uma semana inteira de ofertas e que 73% das pessoas que compraram na data iniciaram suas pesquisas por produtos 1 semana antes. Como resultado, 39% foram até lojas físicas finalizar o processo, 29% optaram pela compra on-line e 32% afirmaram que fizeram compras tanto virtual quanto pessoalmente.

De acordo com o levantamento, em 2019, o ticket médio para compras realizadas no Dia do Consumidor foi de R$475,56. Os fatores que mais influenciaram os consumidores foram preço (46%), confiança na loja (42%) e frete (29%).

Os descontos mais esperados na data são Smartphones e itens de tecnologia (61%), roupas e calçados (53%), além de saúde e beleza (35%). Alimentos e bebidas também não ficam de fora e suas intenções de compra também se destacaram no Dia do Consumidor, segundo dados divulgados pelo site Zoom.