Da Redação
O governador de São Paulo João Doria criticou nesta quarta-feira (6) os prefeitos das 20 cidades que, durante as festas de fim de ano, não regrediram à fase vermelha do plano de flexibilização econômica (Plano SP), decidindo se manter na amarela. Entre esses municÃpios estiveram todos os nove da Baixada Santista.
“Alguns poucos prefeitos e prefeitas não agiram como deveriam. Foram poucos, mas nós esperamos que essas exceções não mais aconteçam”, declarou o governador, sem citar nomes, durante a apresentação do Plano de Estadual de Imunização contra o coronavÃrus aos 645 prefeitos eleitos para os mandatos iniciados em 2021.
“Não é cabÃvel, num estado como São Paulo, termos poucas exceções, menos de 20, de prefeitos e prefeitas, que não seguiram as orientações do governo de protegerem a vida de seus munÃcipes e/ou dos visitantes de seus municÃpios, sob qualquer alegação”, completou Doria.
O Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, listou aos prefeitos os detalhes do plano. A primeira etapa de vacinação vai priorizar profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indÃgenas e quilombolas. A expectativa do Estado é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses, até o dia 18 de março.
A campanha coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com os 645 municÃpios paulistas visa dobrar o total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil para até 10 mil. A estimativa é de que a vacinação envolva cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor da saúde e 25 mil agentes da segurança pública para garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização.
Foto da capa: Divulgação/Governo de São Paulo