Da Redação
O Governo do Estado de São Paulo prorrogou até o dia 6 de outubro o prazo de inscrição para as oito chamadas do programa #JuntosPelaCultura, voltado para prefeituras e artistas de municÃpios do interior, do litoral e da região metropolitana. Neste ano, o investimento total chega a R﹩ 18,9 milhões em 17 linhas, R﹩ 6,4 milhões a mais que no ano passado, quando foram destinados R﹩ 12,5 milhões.
Com o #JuntosPelaCultura2020, o Governo do Estado de São Paulo vai apoiar projetos de 320 municÃpios, gerando 7,1 mil postos de trabalho e um impacto econômico total de R﹩ 29,8 milhões. Cerca de 3 mil artistas serão direta ou indiretamente beneficiados. Todos os conteúdos e espetáculos produzidos a partir dos editais serão exibidos na plataforma de streaming e vÃdeo por demanda #CulturaEmCasa.
Prefeituras de todas as regiões do estado podem inscrever projetos nas chamadas da #ViradaSPOnline, do #RevelandoSPOnline, do #TradiçãoSPOnline e do Programa de Capacitação #RevelandoSP. Os artistas, por sua vez, podem se inscrever diretamente nas chamadas do Concurso de Viola Caipira #RevelandoSP, do Concurso de Piano Guiomar Novaes, do Concurso de Batalhas de Rima de São Paulo e do Festival de Circo Online de São Paulo.
O programa #JuntosPelaCultura2020 é uma das várias ações do Governo do Estado de São Paulo voltadas para estimular o setor cultural e criativo no contexto da crise gerada pela pandemia. Ao todo, estão sendo investidos R﹩ 177,2 milhões este ano em 52 linhas de apoio a artistas e produtores culturais independentes, com recursos próprios do Estado. Serão apoiados um total de 4,8 mil projetos, que devem gerar 54 mil postos de trabalho.
“Trata-se de um dos setores mais importantes da economia de São Paulo e também de um dos mais afetados pela crise gerada pela pandemia do coronavÃrus. Estamos fazendo o maior investimento na área em nÃvel estadual no Brasil, para mitigar o impacto da crise e acelerar a recuperação, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.”
“Ampliamos o prazo de inscrição para o #JuntosPelaCultura para que prefeituras e artistas possam ter um perÃodo maior para participarem do programa, tendo em vista o atual momento de isolamento social e de paralisação das atividades culturais”, diz Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte, organização social que faz a gestão dos programas de difusão cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Para esta edição, foi feita uma parceria com o Instituto Oi Futuro, que cedeu o sistema de inscrição e gestão das chamadas públicas. Isso permite toda a operação seja feita online, com mais agilidade e transparência. A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo também é parceira na realização do programa.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo site http://www.juntospelacultura.org.br.
Foto: SMC