Da Redação
O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (18) a criação do Comitê CientÃfico para monitorar e auxiliar no combate à pandemia da COVID-19. O grupo é formado por nove especialistas renomados nas áreas da Saúde e na academia e que já integravam o Centro de Contingência, grupo pioneiro criado em fevereiro de 2020.
“O Governo de São Paulo registra um sincero agradecimento a todos os 21 membros do Centro de Contingência, que ao longo dos últimos 18 meses contribuÃram com o esforço, dedicação e conhecimento para salvar vidas de brasileiros aqui de São Paulo. Decisivo, aliás, o trabalho do Centro neste sentidoâ€, afirmou Doria.
Com a queda de todos indicadores da pandemia – casos, internações e óbitos – e considerando as necessidades e demandas dos especialistas que atuam em hospitais e na comunidade cientÃfica, o Centro de Contingência foi reformulado para o Comitê CientÃfico. Paulo Menezes segue na coordenação do Comitê CientÃfico e João Gabbardo, como coordenador executivo.
Os especialistas que farão parte do novo comitê são Carlos de Carvalho, David Uip, Eloisa Bonfá, Esper Kallas, Geraldo Reple Sobrinho, João Gabbardo, José Osmar Medina, Luiz Carlos Pereira Júnior e Paulo Menezes.
“Gostaria de agradecer e reconhecer a liderança do Governador e por ter a oportunidade de compor este grupo de colegas de altÃssimo nÃvel, que auxiliam o Governo a enfrentar a pandemia com ciência, conhecimento e medidas que de fato trouxeram uma redução de casosâ€, destacou Paulo Menezes.
Centro de Contingência
Formado de maneira pioneira no Brasil, o centro reunia 21 membros que contribuÃram voluntariamente desde o inÃcio da pandemia, sempre com base na saúde e na ciência para adoção das melhores práticas preventivas e assistenciais para salvar vidas.
O grupo foi primordial na tomada de decisões para a abertura gradual da economia no Estado de São Paulo e vai seguir em constante contato com o Comitê CientÃfico e demais técnicos do Governo do Estado.
Foto: Governo do Estado de São Paulo