Por João Freitas
Em época de pandemia e eleição, os aplicativos digitais passaram a ajudar os eleitores e interessados na polÃtica.
Pensando nas informações e esclarecimentos imediatos, sobre as eleições, seguem alguns aplicativos que poderão facilitar as notÃcias em tempo real, vejamos:
1. BOLETIM NA MÃO:
Esse aplicativo foi feito pela Justiça Eleitoral para acompanhar os resultados dos votos nas urnas, diretamente do celular.
O eleitor usa a câmera do celular para ler o código QR code, que fica impresso no boletim das seções eleitorais.
2. RESULTADOS:
É um tipo de aplicativo que faz a auditoria das urnas, portanto é muito importante para aqueles eleitores que não acreditam na urna eletrônica.
O eleitor consegue ver a quantidade de votos computados para cada candidato com a indicação dos eleitos para o 2º turno.
3. PARDAL:
Aplicativo que ajuda a fiscalizar e combater as irregularidades da propaganda eleitoral, inclusive o cidadão pode tirar fotos e gravar vÃdeos, e, enviá-los à Justiça Eleitoral.
4. MESÃRIO:
Esse aplicativo informa quem foi convocado e quem se voluntariou para trabalhar nessas eleições. É também utilizado como treinamento para os mesários, inclusive nessas eleições, o referido treinamento, será exclusivamente, on line, em função da pandemia.
5. E-TITULO:
Esse aplicativo reproduz exatamente o tÃtulo eleitoral digital, ele mostra o local e a situação eleitoral do cidadão.
Através desse aplicativo, também é possÃvel emitir uma certidão de quitação eleitoral, por exemplo, para tirar passaporte.
Em caso de se voluntariar para trabalhar nas eleições o eleitor poderá fazer por esse aplicativo.
Também é possÃvel justificar a ausência do cidadão, por estar fora do seu domicÃlio eleitoral, no dia da eleição.
Concluindo, esses aplicativos poderão ser baixados pelo celular ou pelo computador, mas não deixe para a última hora, faça com antecedência.
Boas eleições!
#semjuridiquescomjoaofreitas
#joaofreitas
#eleicoes2020
#aplicativoseleicoes