PUBLICIDADE

Exposição

Gibiteca traz exposição de caricaturas feitas com café

Foto: Raimundo Rosa

O que os poetas Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e os cantores Roberto Carlos, Noel Rosa e Frank Sinatra têm em comum? Todos, em algum momento de sua trajetória profissional, homenagearam uma das bebidas mais apreciadas do mundo, o café.

Por isso, esses e outros artistas foram retratados em caricaturas feitas com o próprio café, pelo artista santista Kadu Farias. A exposição permanece até o dia 16 de dezembro na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, localizada no Posto 5, na orla do Boqueirão.

A técnica utilizou o café em seu estado líquido, com diferentes intensidades, para registrar detalhes como sombras, tom de pele e cabelo. A gravura de Che Guevara, por exemplo, é bastante escura, destacando o longo cabelo e barba volumosa do revolucionário. Já a caricatura do poeta Fabrício Carpinejar foi pintada com um tom mais suave do café, com destaque para o cavanhaque quase ruivo do jornalista.

Em cada gravura, Farias exp√Ķe um pequeno trecho da obra de cada artista que homenageia a bebida. O professor de idiomas Reynaldo Garcia, 54 anos, frequenta o espa√ßo h√° cerca de dois anos e aprovou a exposi√ß√£o. “Achei bastante interessantes as gravuras. Apesar de n√£o ser um tema do universo das HQs, trazer diferentes culturas para este espa√ßo √© algo muito v√°lido”.

A mostra pode ser vista todos os dias da semana. De terça a sexta o espaço permanece aberto das 13h às 19h. Aos sábados, das 9h às 19h e, aos domingos, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

ARTISTA

Kadu Farias iniciou sua carreira como ilustrador profissional no jornal Notícias Populares e na 2M Editora, em 1990. Mudou-se para o interior do Rio de Janeiro e lá iniciou a carreira na área de caricaturas, publicando nos jornais Opção e A Voz da Cidade.

Logo, seus trabalhos passaram a integrar outros veículos de imprensa como o jornal Integração (Barra Mansa), O Momento (Cachoeira Paulista), Diário do Vale (Volta Redonda) e jornal O Dia, entre outros.

Seus tra√ßos chamaram a aten√ß√£o na regi√£o e tiveram reconhecimento atrav√©s de pr√™mios e destaque na imprensa regional. A partir da√≠, vieram convites para exposi√ß√Ķes, feiras, congressos e palestras.

Com toda experi√™ncia e conquistas adquiridas, Kadu atualmente reside em Santos e se dedica √† arte da caricatura. Em mais de 25 anos na √°rea, o artista prestou servi√ßos para jornais, revistas e grandes marcas do cen√°rio nacional, com ilustra√ß√Ķes, cartilhas ou anima√ß√Ķes.