O cantor português Roberto Leal, de 67 anos, morreu neste domingo (15) . O artista estava internado desde o dia 11 no Hospital Samaritano, em São Paulo.
Roberto Leal se tratava nos últimos três anos de um câncer de pele, que teve metástase e afetou seus olhos e coluna. O cantor se internou na última segunda-feira (9), quando foi passar por tratamento que fazia a cada 15 dias, mas teve uma piora.
António Joaquim Fernandes, seu nome verdadeiro, nasceu em Macedo de Cavaleiros, em Portugal, no dia 27 de novembro de 1951.
No Brasil desde 1962, quando tinha 11 anos, Leal ficou famoso em 1971 com o lançamento da música Arrebita, do refrão Ai, cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita.
Outro sucesso do cantor foi A Festa Ainda Pode Ser Bonita, canção que ganharia em 1995 uma famosa paródia composta pela banda Mamonas Assassinas, que imitava os trejeitos do cantor português em Vira-Vira. Em 2013, música seria regravada na segunda versão da novela Chiquititas, exibida pelo SBT.
Torcedor ilustre da Portuguesa, Leal foi um dos autores do novo hino do clube e, em 2015, ajudou o time, que vive uma prolongada crise financeira, a conseguir um novo patrocinador.
Em 2018, o cantor se candidatou a deputado estadual em São Paulo pelo PTB e obteve 8.273 votos, mas não se elegeu.