PUBLICIDADE

gastronomia

Festival Santos Café terá oficinas de estética e gastronomia como destaque

Você sabia que a cafeína, extraída da polpa, casca e até da borra do café, é imbatível na redução de medidas corporais, redução de bolsas e edemas em volta dos olhos, além de garantir firmeza à pele? E que o óleo de café é um componente que aumenta a eficácia dos xampus antiqueda e dos hidratantes?

Esses e muitos outros segredinhos da ind√ļstria da beleza est√£o na oficina Uso do caf√© e seus derivados na est√©tica, que a farmac√™utica esteta e cosmet√≥loga Isabel Cristina Coelho coordena nos pr√≥ximos dias 7 e 8, √†s 15 horas, no Museu Pel√© (Largo Marqu√™s de Monte Alegre, 1, Valongo), na programa√ß√£o do 4¬ļ Festival Santos Caf√© (6 a 9 de julho).

Na programa√ß√£o do festival, est√£o tamb√©m quatro oficinas de gastronomia, a serem ministradas nos dias 7, 8 e 9, √†s 11 horas e 15 horas, no Museu do Caf√© (R. XV de Novembro, 95, Centro Hist√≥rico). As cinco oficinas s√£o gratuitas e as inscri√ß√Ķes podem ser feitas a partir desta sexta (22), no Portal de Turismo de Santos.

EST√ČTICA

A borra de caf√© √© utilizada h√° d√©cadas como esfoliante pelo p√ļblico feminino, conforme explicou a farmac√™utica Isabel Coelho, que h√° 28 anos trabalha na √°rea da beleza. Respons√°vel pela cl√≠nica Bel Coelho Est√©tica, ela lembra que a ind√ļstria vem investindo no aprimoramento de produtos √† base de √≥leo obtido do gr√£o, da semente e da pr√≥pria borra.

A cafe√≠na, explicou, √© a grande estrela dos produtos, assim como os √°cidos. ‚ÄúS√£o mais de 100 componentes qu√≠micos, com propriedades antioxidantes, que contribuem para o rejuvenescimento da pele e que, nos cremes de massagem, estimulam a quebra de gordura e atuam no combate √† flacidez‚ÄĚ.

GASTRONOMIA

Bolo triplo de caf√©, dia 7, √†s 15 horas, √© a primeira oficina gastron√īmica do festival ‚Äď essas atividades ser√£o realizadas no 3¬ļ andar do Museu do Caf√©, com acesso pela rua lateral. A sobremesa estar√° a cargo das chefs Andrea Asorey e Margot Lamber, ambas do Senac. Docente do curso t√©cnico de nutri√ß√£o, Andrea √© tamb√©m especialista em nutri√ß√£o funcional, enquanto Margot, formada em gastronomia, t√©cnica em nutri√ß√£o e diet√©tica, √© especializada em panifica√ß√£o pela Len√ītre (Fran√ßa) e professora de gastronomia em cursos livres e de capacita√ß√£o.

No dia 8, √†s 11 horas, ser√° a vez do chef J√ļnior Monteiro, do Esta√ß√£o Bistr√ī Restaurante-escola, ministrar a oficina Fil√©-mignon na crosta de caf√© com fettuccine e redu√ß√£o de caf√©, como primeiro prato. Integrante do card√°pio fixo do restaurante, ele √© um dos campe√Ķes da prefer√™ncia dos clientes.

Ainda no dia 8, às 15 horas, a chefe Georgia Bastos coordena a oficina Arrumadinho caiçara, como primeiro prato. Responsável pela cozinha da Società Italiana di Santos, Georgia tem curso superior de tecnologia em gastronomia e especialização em cozinha italiana, com ênfase em massas frescas e secas.

Bolinho de queijo meia-cura com costelinha defumada e molho barbecue de caf√©, dia 9, √†s 11 horas, √© a quarta e √ļltima oficina do festival, sob responsabilidade da chef Jana√≠na Cardoso, bacharel em hotelaria, p√≥s-graduada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e Food Stylist formada pela Escola Panamericana de Arte e Design.¬†Atualmente, ela se dedica ao seu empreendimento, o Grupo NattusFood, onde atua como chef executiva.

Foto: Pixabay