A jornalista Paula Daidone, que viveu parte de sua vida em Santos (SP) e hoje mora em Lisboa, é uma das finalistas do concurso que irá premiar o “Melhor profissional a serviço do vinho em Portugal”. O evento é promovido pela Associação dos Escanções de Portugal (AEP), e tem como objetivo incentivar a formação profissional na área do vinho.
O concurso é composto por provas que avaliam as habilidades técnicas dos participantes. Durante dois dias, os finalistas realizarão testes que englobam análise sensorial, serviço de vinho, harmonização e conhecimento sobre os vinhos e regiões vinÃcolas portuguesas.
Apenas três mulheres foram classificadas para a fase final, que ocorrerá em Viseu, nos dias 27 e 28 de junho. Para chegar à final, Paula Daidone participou das etapas regionais e como única estrangeira no concurso, se dedicou especialmente ao estudo dos pratos tÃpicos e harmonizações regionais portuguesas.
Sobre Paula Daidone
Jornalista com mais de 10 anos de atuação nas áreas de enogastronomia e turismo, Paula tem se dedicado ao aprofundamento do estudo do vinho ao redor do mundo. Ela ingressou uma jornada de estudos no Senac e na Enocultura, buscando aliar o conhecimento técnico a sua experiência prévia.
Há três anos iniciou sua incursão pelo mundo dos vinhos europeus, com estágios na França, Itália, Espanha e Portugal. Obtendo qualificação em técnicas de degustação de vinhos pela escola Direct Wine: especialização em vinhos portugueses pela AEP (Associação dos Escanções de Portugal) e certificada pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale). Este ano, Paula Daidone completou sua pós-graduação em Wine Marketing, em Portugal, e finaliza na França seus estudos para a obtenção do WSet3 e do Champagne Master-Level pela Wine Scholar Guild.
Sobre “Melhor profissional a serviço do vinho em Portugal”
O concurso é uma continuidade do projeto Fernando Ferramentas, desenvolvido pela EAP e que presta uma homenagem ao fundador e primeiro presidente da associação. A atividade é desenvolvida ao longo de um ano inteiro, com cursos e masterclass sobre vinhos portugueses. Para coroar o término da jornada, a instituição realiza o concurso que elege o Melhor profissional a serviço do vinho em Portugal. Em 2018, a ação foi realizada em nove cidades e contou com a participação de mais de cem profissionais ligados ao mundo do vinho. O vencedor será divulgado durante o Grande Gala dos Escanções de Portugal, evento que tem como intuito reforçar a importância da profissão nos dias de hoje.