PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Funcionários terceirizados protestam em frente à portaria da Petrobras

Por Alexandre Piqui

Trabalhadores de uma terceirizada da Petrobras se reuniram, na manhã desta sexta-feira (24), para protestar em frente à portaria da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. Eles reclamam de uma série de problemas que veem enfrentando desde a formalização do contrato da empresa com a estatal, há pouco mais de um mês.

A categoria pede o pagamento dos salários, por função, nos valores que recebiam anteriormente, fato que não acontece. Eles se queixam também da redução do vale refeição e o corte total do vale alimentação.

O Sindicato dos Metal√ļrgicos tem participado dos manifestos que acontecem desde ter√ßa-feira (21). Por√©m, a Allcontrol Engenharia desconsidera a entidade sindical como representante direta dos trabalhadores, e por conta disso, n√£o tem realizado qualquer tipo de negocia√ß√£o.

Resposta

A empresa alega em nota que nunca descumpriu qualquer norma trabalhista. O texto encaminhado ao portal MAIS SANTOS relata ainda:

‚ÄúTodas as obriga√ß√Ķes previstas na Legisla√ß√£o est√£o sendo inexoravelmente cumpridas. Infelizmente, o Sindicato atrav√©s de uma postura truculenta e sem qualquer respaldo jur√≠dico busca, atrav√©s de a√ß√Ķes ileg√≠timas, for√ßar a empresa a pagar valores que n√£o est√£o previstos em nosso ordenamento contratual e jur√≠dico.

Informamos ainda que a Allcontrol j√° promoveu a√ß√Ķes judiciais contra o Sindicato e obteve sucesso em todas as oportunidades. Tanto a primeira inst√Ęncia (juiz Singular) quanto √† segunda (Tribunal) j√° declararam a ilegalidade e abusividade praticada pelo referido sindicato. Ele, segundo a Justi√ßa do Trabalho, n√£o det√©m legitimidade para representar os empregados da Allcontrol.

A recalcitr√Ęncia do Sindicato √© ultrajante e beira a m√°-f√©, j√° que al√©m do manifesto descumprimento da legisla√ß√£o, ainda est√£o fazendo tabula rasa das decis√Ķes exaradas pelo nosso Poder Judici√°rio”.

Sindicato

Segundo o presidente dos metal√ļrgicos Claudinei Rodrigues Gato, um representante do Sindicato dos Eletricit√°rios veio de S√£o Paulo e abriu m√£o de conduzir as conversas deixando a miss√£o para a entidade sindical da regi√£o. ‚ÄúNosso intuito √© resolver o impasse que est√° com os trabalhadores. Essa decis√£o a√≠ de quem representa ou n√£o se discute futuramente‚ÄĚ, comenta Gato.

Ele complementa e rebate a resposta da empresa. ‚ÄúN√£o houve nenhuma a√ß√£o truculenta. Os trabalhadores queriam parar. O representante do sindicado de S√£o Paulo veio e abriu m√£o de conduzir as negocia√ß√Ķes‚ÄĚ, diz.