PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Baixada Santista é atingida por temporal e cidades ficam debaixo d’água

Foram registrados alagamentos, deslizamentos, carros arrastados e pessoas ficaram desalojadas. A cidade de Mongaguá foi a mais afetada. 

 

Foto: Reprodução / Redes Sociais 

Por Vinícius Farias 

A Baixada Santista foi atingida por um temporal na noite desta terça-feira (5). Foram registrados alagamentos, deslizamentos, carros arrastados e pessoas ficaram desalojadas. A cidade de Mongaguá foi a mais afetada. 

Mongaguá

Vídeo: Reprodução / Portal Mongaguá News 

Mongaguá foi a cidade que mais registrou problemas. Houve vários pontos de alagamentos e até deslizamentos, nos bairros Centro, Pedreira, Vila São Paulo, Vila Alice e Vila Nova. Quatro pessoas ficaram desalojadas. Na divisa entre Praia Grande e Mongaguá, ainda há pontos de alagamentos, sem registro de vítimas feridas. O acumulado de chuvas chegou a 201.2mm, nas últimas 24 horas. A alta exuberante do Rio Mongaguá colapsou o sistema de drenagem do Centro da Cidade. As áreas próximas aos rios foram as mais afetadas. 

As aulas das escolas municipais e das oficinas culturais foram canceladas, nesta quarta-feira (06), por conta das fortes chuvas. A Defesa Civil continua monitorando a cidade. 

Praia Grande 

Vídeo: Reprodução / Praia Grande Mil Grau

O município também sofreu com a tempestade. A Prefeitura informou que duas casas foram danificadas pela força das chuvas. De acordo com a Defesa Civil de Praia Grande, nas últimas 72h e 24h o índice pluviométrico na Cidade foi de 257 mm, um volume muito acima do esperado. Desde o início de março, já choveu 282 mm. Para se ter uma ideia, para todo mês de março estava previsto um volume de 366 mm, ou seja, em apenas 6 dias já choveu 78% do esperado para o mês inteiro.

Os moradores das residências atingidas conseguiram deixar os imóveis e não sofreram ferimentos, ficando abrigados em casas de parentes e amigos. Uma força-tarefa social está sendo realizada pela Prefeitura nesta manhã, com equipes das Secretarias de Trânsito, de Serviços Urbanos, de Assistência Social, Saúde (com equipes do setor do Consultório na Rua), Cultura e Turismo e de Habitação, além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. A Administração Municipal está neste momento avaliando os estragos e tomando medidas emergenciais para normalizar a situação o mais brevemente possível.

São Vicente 

Vídeo: Reprodução 

Em São Vicente, choveu forte e tiveram pontos de alagamento expressivos no bairro Jardim Rio Branco. Um carro ficou atolado na Rua Djalma Cecílio, no bairro do Samaritá. Conforme a administração municipal, até o momento não houve registro de ocorrências. Não houve queda de árvores ou deslizamentos. Também não há desabrigados. O acúmulo foi de 42,2mm.

Confira o acúmulo de chuvas nas cidades da nossa região: 

Foto: Reprodução

Bertioga – 13mm;

Cubatão – Área de encosta habitada (17mm), Área de encosta industrial  (20mm), Área Central (12mm); 

Guarujá – 77mm;

Itanhaém – 130,52mm; 

Mongaguá – 201,2mm;

Peruíbe – 126mm;

Praia Grande – 257mm;

Santos – 48,2mm;

São Vicente – 48,2mm.