PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Baixada Santista √© atingida por temporal e cidades ficam debaixo d’√°gua

Foram registrados alagamentos, deslizamentos, carros arrastados e pessoas ficaram desalojadas. A cidade de Mongaguá foi a mais afetada. 

 

Foto: Reprodução / Redes Sociais 

Por Vinícius Farias 

A Baixada Santista foi atingida por um temporal na noite desta terça-feira (5). Foram registrados alagamentos, deslizamentos, carros arrastados e pessoas ficaram desalojadas. A cidade de Mongaguá foi a mais afetada. 

Mongagu√°

Vídeo: Reprodução / Portal Mongaguá News 

Mongagu√° foi a cidade que mais registrou problemas. Houve¬†v√°rios pontos de alagamentos e at√© deslizamentos, nos bairros Centro, Pedreira, Vila S√£o Paulo, Vila Alice e Vila Nova. Quatro pessoas ficaram desalojadas. Na divisa entre Praia Grande e Mongagu√°, ainda h√° pontos de alagamentos, sem registro de v√≠timas feridas. O acumulado de chuvas chegou a 201.2mm, nas √ļltimas 24 horas. A alta exuberante do Rio Mongagu√° colapsou o sistema de drenagem do Centro da Cidade. As √°reas pr√≥ximas aos rios foram as mais afetadas.¬†

As aulas das escolas municipais e das oficinas culturais foram canceladas, nesta quarta-feira (06), por conta das fortes chuvas. A Defesa Civil continua monitorando a cidade. 

Praia Grande 

Vídeo: Reprodução / Praia Grande Mil Grau

O munic√≠pio tamb√©m sofreu com a tempestade. A Prefeitura informou que duas casas foram danificadas pela for√ßa das chuvas. De acordo com a Defesa Civil de Praia Grande, nas √ļltimas 72h e 24h o √≠ndice pluviom√©trico na Cidade foi de 257 mm, um volume muito acima do esperado. Desde o in√≠cio de mar√ßo, j√° choveu 282 mm. Para se ter uma ideia, para todo m√™s de mar√ßo estava previsto um volume de 366 mm, ou seja, em apenas 6 dias j√° choveu 78% do esperado para o m√™s inteiro.

Os moradores das resid√™ncias atingidas conseguiram deixar os im√≥veis e n√£o sofreram ferimentos, ficando abrigados em casas de parentes e amigos. Uma for√ßa-tarefa social est√° sendo realizada pela Prefeitura nesta manh√£, com equipes das Secretarias de Tr√Ęnsito, de Servi√ßos Urbanos, de Assist√™ncia Social, Sa√ļde (com equipes do setor do Consult√≥rio na Rua), Cultura e Turismo e de Habita√ß√£o, al√©m da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. A Administra√ß√£o Municipal est√° neste momento avaliando os estragos e tomando medidas emergenciais para normalizar a situa√ß√£o o mais brevemente poss√≠vel.

São Vicente 

Vídeo: Reprodução 

Em S√£o Vicente, choveu forte e tiveram pontos de alagamento expressivos no bairro Jardim Rio Branco. Um carro ficou atolado na Rua Djalma Cec√≠lio, no bairro do Samarit√°. Conforme a administra√ß√£o municipal, at√© o momento n√£o houve registro de ocorr√™ncias. N√£o houve queda de √°rvores ou deslizamentos. Tamb√©m n√£o h√° desabrigados. O ac√ļmulo foi de 42,2mm.

Confira o ac√ļmulo de chuvas nas cidades da nossa regi√£o:¬†

Foto: Reprodução

Bertioga – 13mm;

Cubat√£o – √Ārea de encosta habitada (17mm), √Ārea de encosta industrial¬† (20mm), √Ārea Central (12mm);¬†

Guaruj√° – 77mm;

Itanhaém Р130,52mm; 

Mongagu√° – 201,2mm;

Peruíbe Р126mm;

Praia Grande – 257mm;

Santos – 48,2mm;

S√£o Vicente – 48,2mm.