PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Beach clubs s√£o a aposta de Guaruj√° para o ver√£o

Da Redação

Tend√™ncia do momento nas praias mais badaladas do Brasil, os beach clubs chegaram a Guaruj√°. Tr√™s empresas atenderam edital de convoca√ß√£o p√ļblica feito pela Prefeitura e j√° come√ßaram a instalar suas estruturas nas praias da Enseada, Pitangueiras e Pernambuco. Trata-se de um projeto piloto, com dura√ß√£o at√© o dia 7 de mar√ßo pr√≥ximo.

Os beach clubs, verdadeiros clubes à beira mar, são a principal aposta da Prefeitura de Guarujá para diversificar e potencializar os mais recentes investimentos em infraestrutura turística nesta temporada de verão, com o objetivo de aquecer a economia local e fomentar a geração de empregos.

Os beach clubs de Guaruj√° v√£o oferecer aos moradores e visitantes um melhor aproveitamento das praias, com conforto e qualidade de atendimento, com o uso de m√£o de obra especializada como gar√ßons, bartenders, m√ļsicos e toda a gama de profissionais ligados √† ind√ļstria do entretenimento.

A expectativa da Administra√ß√£o Municipal √© que essa modalidade de neg√≥cio diversifique e aque√ßa consideravelmente o turismo local, assim como aconteceu em grandes balne√°rios nacionais, a exemplo de Angra dos Reis (RJ), Mara√ļ (BA) e Florian√≥polis (SC).

“Essa a√ß√£o deriva de muitos estudos e proje√ß√Ķes, inclusive com visitas t√©cnicas a destinos tur√≠sticos que j√° colheram frutos muito proveitosos desse tipo de iniciativa”, ressalta o prefeito de Guaruj√°, V√°lter Suman. Segundo Suman os beach clubs movimentam n√£o s√≥ o trade tur√≠stico, mas toda a cadeia econ√īmica na Cidade. “Nosso objetivo √© um s√≥: qualificar Guaruj√° como destino tur√≠stico, incrementar a arrecada√ß√£o de tributos e, principalmente, gerar emprego e renda para a popula√ß√£o”, destaca.

Presidente da Associa√ß√£o dos Quiosqueiros de Guaruj√°, Vera L√ļcia de Sousa Santos aprova a ideia. “√Č uma proposta que atrai ainda mais o turista para a praia, que √© o que precisamos estimular cada vez mais. Al√©m de ter ficado muito bonito, √© uma op√ß√£o a mais, uma iniciativa muito bem vinda e que beneficia todos os p√ļblicos que frequentam a Cidade”, disse ela, que comparou os beach clubs que j√° se instalam em Guaruj√° a outros tamb√©m badalados em cidades do Nordeste, como Macei√≥ (AL), Aracaju (SE) e Trancoso (BA).

Lisura e isonomia

A iniciativa s√≥ se tornou realidade gra√ßas ao processo de convoca√ß√£o p√ļblica organizado pelo Munic√≠pio, que designou prazo para o recebimento de propostas de pessoas jur√≠dicas interessadas neste tipo de investimento. A formaliza√ß√£o aconteceu por meio do Edital de Convoca√ß√£o n¬į 10, publicado na edi√ß√£o do Di√°rio Oficial do Munic√≠pio de 23 de dezembro de 2021.

O edital destinou-se à seleção de três diferentes propostas de implantação dos novos empreendimentos, de acordo com locais pré-determinados pela Prefeitura. Para aptidão no processo, os projetos precisaram garantir o investimento mínimo de R$ 329 mil em estrutura.

Além disso, o Município exigiu contrapartida de mil cestas básicas ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá (FSS), que serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, e, ainda, o recolhimento das devidas taxas de uso e ocupação do solo e publicidade.

As autoriza√ß√Ķes de uso dos espa√ßos para a mobiliza√ß√£o de estruturas m√≥veis de conv√≠vio, entretenimento, alimenta√ß√£o e lazer foram concedidas para o per√≠odo entre 6 de janeiro e 7 de mar√ßo de 2022 √† Casa Grande Centro de Conven√ß√Ķes e Exposi√ß√Ķes Ltda (Enseada); Master Front Planejamento de Eventos e Comunica√ß√£o ‚Äď EIRELI (Pitangueiras) e Administradora Jardim Acapulco Ltda (Pernambuco), ap√≥s criteriosa avalia√ß√£o t√©cnica de comiss√£o espec√≠fica para este fim, designada pelo edital.

Iniciativas como essa s√£o respaldadas pela ades√£o de termo assinado pela Prefeitura junto √† Secretaria de Patrim√īnio da Uni√£o (SPU), em 2017, que confere a gest√£o das praias ao Munic√≠pio.

O conceito

Os chamados beach clubs são verdadeiros clubes à beira mar destinados a proporcionar uma experiência diferenciada para um dia de lazer na praia, com conforto, entretenimento e uma estrutura de alto padrão, oferecendo desde aperitivos simples a pratos mais sofisticados para uma refeição. Em geral, os petiscos e a comida são voltados para os frutos do mar.

As bebidas v√£o desde uma simples cerveja, passando por vinhos e drinks variados. O diferencial √© o visual, por serem estabelecimentos “p√© na areia”, podendo ser cobertos, para n√£o expor os frequentadores √†s intemp√©ries do clima. Oferecem atividades esportivas, banheiros, vesti√°rios, entre outros diferenciais.

Foto: Diego Marchi;PMG