PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Pesquisadores, ambientalistas e políticos visitam Vila dos Pescadores nesta segunda-feira

Da Redação

Um bairro erguido em uma área de mangue entre a Rodovia Anchieta e o Rio Casqueiro, em Cubatão. Assim é a Vila dos Pescadores, uma das maiores comunidades da Baixada Santista. Como o próprio nome diz, na Vila ainda vivem centenas de pessoas que vivem da pesca, retirando a sobrevivência do estuário e movimentando a economia do local onde moram mais de 9 mil pessoas.

E essa atividade pode ser amea√ßada pela cava subaqu√°tica, uma cratera de mais de 400 metros de di√Ęmetro aberta no estu√°rio feita para receber rejeitos da dragagem do canal do Porto de Santos.

Para conhecer a comunidade e o que a cava pode afetar, o Instituto S√≥cio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC-VP) vai receber na pr√≥xima segunda-feira (24), √†s 14 horas, representantes do N√ļcleo de Estudos, Pesquisas e Extens√£o em Sa√ļde Socioambiental (NEPSSA), da Universidade Federal de S√£o Paulo, o deputado estadual Maurici e ambientalistas.

O objetivo √© que o grupo conhe√ßa a Vila dos Pescadores por dentro, ver o seu dia a dia. A presidente do ISAC, Marli Vicente, explica que os pesquisadores v√£o conhecer projetos sociais que funcionam na Vila, fam√≠lias de pescadores e locais fundamentais para a manuten√ß√£o da pesca no bairro, como o Portinho. “√Č muito mais f√°cil para o pesquisador, para o pol√≠tico entender uma causa, entender os efeitos que a cava pode ter quando eles conhecem a realidade de uma comunidade por dentro”, explica.

O NEPSSA √© um dos mais importantes n√ļcleos de estudos e pesquisas sobre demandas da sociedade relacionadas √† sa√ļde socioambiental na perspectiva da Promo√ß√£o de Sa√ļde. O Deputado estadual Maurici √© membro da Comiss√£o Parlamentar de Inqu√©rito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga a cria√ß√£o da Cava Subaqu√°tica e seus efeitos.

O evento tem o apoio da Frente Ambientalista da Baixada Santista.

Sobre o ISAC

O Instituto Sócio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC-VP) é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha pela preservação do meio ambiente, a pesca artesanal e a cultura caiçara em Cubatão. Sua fundadora é Marli Vicente, uma das primeiras moradoras, que há décadas trabalha na defesa das famílias de pescadores do bairro.

Sobre a visita

Local: Vila dos Pescadores, Cubat√£o-SP

Hor√°rio: 14 horas

Programação:

14 horas recepção na entrada principal da Vila dos Pescadores

14h10: Início da visita aos projetos sociais e famílias de pescadores do bairro

16 horas: Café da tarde na sede do ISAC

Foto: Divulgação