PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Cemitérios da Baixada Santista se preparam para o Dia de Finados

Da Redação

Os cemit√©rios da Baixada Santista se preparam para receber a popula√ß√£o no Dia de Finados, no pr√≥ximo dia 2, da forma mais segura poss√≠vel para evitar a propaga√ß√£o do novo coronav√≠rus. Nesta segunda-feira (26), o governador de S√£o Paulo Jo√£o Doria anunciou que os cemit√©rios poder√£o abrir sem restri√ß√Ķes para visitas no feriado. Mas essa decis√£o, segundo ele, depende da autoriza√ß√£o dos munic√≠pios.
At√© a publica√ß√£o desta reportagem, das nove cidades da regi√£o, somente Santos e Praia Grande ainda n√£o haviam estabelecido como ir√£o agir. No caso de Santos, a Prefeitura informou que avalia as condi√ß√Ķes exigidas para a retomada segura da visita aos cemit√©rios. Em Praia Grande, uma reuni√£o ir√° definir os detalhes finais do assunto.
Em São Vicente, nenhuma programação especial está prevista para o Dia de Finados, mas o Cemitério Municipal estará aberto à visitação no dia 2, das 8 às 18 horas, seguindo regras de acesso. Por meio da empresa que administra o local, a Prefeitura informa que será obrigatório o uso de máscara e o distanciamento. Haverá aferição de temperatura e álcool em gel disponível no setor de atendimento.
J√° o Cemit√©rio Municipal de Cubat√£o receber√° os visitantes no Dia de Finados das 8 √†s 17 horas. Al√©m da exig√™ncia do uso de m√°scara facial protetora e √°lcool em gel, equipes da Prefeitura ir√£o controlar o acesso e dar suporte para evitar aglomera√ß√Ķes.
O mesmo horário de visitação em Cubatão será adotado pelos cemitérios de Guarujá. Lá também haverá funcionários orientando sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento social.

Sem cultos e missas
Em Bertioga, a Prefeitura informa que já vem realizando reforma e manutenção em todo o Cemitério Municipal. Entre esses trabalhos estão a pintura interna e externa e a higienização em todos os ambientes. No feriado o local ficará aberto das 7 às 17 horas, assim como o Cemitério da Igualdade, em Mongaguá. Não haverá cultos e missas.
L√°, o uso da m√°scara facial √© obrigat√≥rio. A Prefeitura tamb√©m recomenda ao p√ļblico que utilize o √°lcool em gel e mantenha o distanciamento social poss√≠vel durante a visita.
Em Itanha√©m, a Prefeitura ir√° controlar o acesso da popula√ß√£o aos cemit√©rios seguindo os protocolos do Minist√©rio da Sa√ļde (medi√ß√£o de temperatura, orienta√ß√£o ao distanciamento, entre outros). O hor√°rio de funcionamento √© das 8 √†s 17 horas.
Por fim, em Peru√≠be, o Cemit√©rio Municipal ficar√° aberto nestes s√°bado (31) e domingo (1¬ļ), al√©m do feriado, dia 2, sempre das 8 √†s 17 horas.

Foto: Rogério Bomfim/Prefeitura de Santos