Da Redação
A região de Santos e Vale do Ribeira terminou o mês de setembro com redução nos roubos e furtos de veÃculos e nos roubos em geral. Os indicadores de roubo a banco e de extorsão mediante sequestro permaneceram estáveis, sem o registro de ocorrências.As informações são do balanço mensal divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado.
Os roubos de veÃculo tiveram a menor quantidade da série histórica, iniciada em 2001. Se comparado o nono mês de 2019 ao de 2020, o número passou de 92 para 65 – diferença de 27 registros e queda de 29,3%. Os roubos em geral também caÃram no perÃodo. Esse indicador passou de 1.128 para 891 – 237 a menos.
Nos furtos de veÃculos, por sua vez, o recuo foi de 44,7%, passando de 226 em setembro de 2019 para 125 em igual mês deste ano. A quantidade é a menor da série. No perÃodo houve um roubo de carga a mais – passou de 11 para 12. Em contrapartida, pela quarta vez consecutiva não foram contabilizados registros de roubo a banco e pela 18ª vez na série não houve ocorrências de extorsão mediante sequestro.
Outros indicadores
No nono mês do ano foram registrados 61 boletins de natureza estupro na região, assim como em igual perÃodo do ano anterior. Resultado semelhante foi registrado em relação aos homicÃdios dolosos. O número de casos permaneceu estável, com dez registros. Contudo, o número de vÃtimas desse crime passou de dez para 11.
Com isso, as taxas dos últimos 12 meses (de outubro de 2019 a setembro de 2020) ficaram em 6,02 casos e 6,73 vÃtimas de morte intencional para cada grupo de 100 mil habitantes. Houve uma ocorrência e uma vÃtima a mais de latrocÃnio em setembro, na região. Em igual mês do ano passado não foram contabilizados boletins dessa modalidade criminosa.
Produtividade
O trabalho das polÃcias paulistas na região de Santos e Vale do Ribeira, no nono mês do ano, resultou em 909 prisões e na apreensão de 71 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 224 flagrantes por tráfico de entorpecentes.
