PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Conselho Tutelar de São Vicente promove ação de combate ao abuso sexual infantil

Da Redação

O Conselho Tutelar de São Vicente, em parceria com o Camp, promove o Drive-in do Direito em Ação. A iniciativa tem o objetivo conscientizar a população sobre o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante a campanha serão distribuídos materiais para a população e haverá a exposição de faixas informativas com números do Conselho e do Disque-Denúncia.

“Diariamente, crianças e adolescentes são vítimas de diversas formas de violência. Essa ação tem como objetivo mostrar para as famílias, sociedade e poder público que todos devem estar envolvidos nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual infantil, alertando, principalmente, que as vítimas não tem condições de denunciar”, afirma o conselheiro tutelar, Paulo Bertone.

O pedágio de conscientização acontece dia 18, das 8h às 14h. O ponto de encontro é o primeiro semáforo da Área Continental, em frente à lagoa, no Jardim Rio Branco.
Para denunciar qualquer violência e abuso infantil, ligue para o Disque 100 ou para os telefones do Conselho Tutelar: (13) 99788-7230 (Área Insular) e (13) 99788-6150 (Área Continental).

Maio Laranja 

Foi no ano 2000, pelo projeto de lei 9970/00, que o dia 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em homenagem à Araceli Crespo, de oito anos, que foi drogada, estuprada e morta em 1973, em Vitória (ES). Os três acusados de matar a menina foram absolvidos do crime e permaneceram impunes.

A partir daí, criou-se a campanha “Faça Bonito”, com o objetivo de mostrar à sociedade que zelar e cuidar de nossas crianças e adolescentes é compromisso de todos. Uma flor de cor laranja foi escolhida como símbolo da ação, como forma de relembrar dos desenhos feitos na infância e da necessidade do cuidado e proteção. Por conta disso, o mês de maio ficou conhecido como “Maio Laranja”.

Imagem: Ulrike Mai/Pixabay