PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

“Cubatão Sinfonia” tem retorno presencial gradual a partir desta terça

Da Redação

O Programa Cubatão Sinfonia retoma gradualmente as atividades presenciais a partir desta taerça-feira (22). Cubatão está incluída na fase amarela do plano de reabertura dos serviços em função da pandemia do novo coronavírus, o que permite reabrir a escola de maneira parcial. Assim, os cerca de 150 alunos de música e expressão corporal terão uma aula presencial e outra virtual por semana, entre teoria e prática.

 - REVISTA MAIS SANTOS

O Cubatão Sinfonia é patrocinado pela CMOC Brasil, Petrocoque e Bequisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e conta com apoio da Prefeitura de Cubatão.

No início e fim das aulas, os alunos terão a temperatura aferida e também receberão gratuitamente máscaras de proteção personalizadas do projeto. As atividades vão ter duração de até 50 minutos e todas as salas estão sendo reestruturadas com medidas sanitárias: espaço mínimo de 1,5 metro entre as carteiras; fitas amarelas (sinalização de solo) indicarão o posicionamento do professor no decorrer da aula, mantendo distância segura entre ele e os estudantes.

Também haverá tapetes sanitizantes úmidos e secos na entrada da sala; as portas permanecerão abertas, assim como as janelas; e os condicionadores de ar estarão desligados. Entre uma atividade e outra, o ambiente será totalmente higienizado, com limpeza das cadeiras, carteiras e vaporização do ambiente. Nao haverá compartilhamento de instrumentos musicais e os acessórios musicais de uso comum serão totalmente desinfetados após as aulas práticas.

O coordenador geral do Cubatão Sinfonia, Leandro Sampaio, explica que nas áreas administrativa e social, os colaboradores vão manter escala de trabalho reduzida. “Os alunos serão atendidos mediante agendamento de maneira a não permitir aglomerações nas dependências do Programa. Também vamos divulgar essas orientações junto às crianças e pais ou responsáveis por meio de folhetos, e-mail, aplicativo de mensagem e redes sociais”.

Ele explica ainda que o Programa está com as atividades presenciais suspensas desde meados de março, prosseguindo as atividades de maneira remota, utilizando o aplicativo Classroom do Google Apps, gratuito e de fácil acesso, assim como outros meios de comunicação digital como aplicativos de mensagem de texto e de webconferência. O estudante que não possui acesso à internet contou com apostilas impressas. As atividades presenciais para alunos da Escola Parque dos Sonhos, no Bolsão Nove, continuam suspensas.

Sampaio também afirma que as aulas à distância oferecidas por pelo menos quatro meses foram a garantia da continuidade do projeto tão importante para esses estudantes que vivem em áreas de vulnerabilidade social. “Usamos a tecnologia como nossa aliada nesse período de muitos desafios. O vínculo com os estudantes permaneceu e é isso que importa”, destacou.

O diretor artístico do Cubatão Sinfonia, Éder Crispim, ainda relatou que as atividades on-line para a manutenção do projeto e as ações dos patrocinadores durante esse período de isolamento fortaleceram ainda mais os vínculos familiares e a interação com toda a equipe do programa. “Os pais estão praticamente fazendo as aulas de música junto com os filhos”, disse.

Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem na Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril) e recentemente, o Bolsão Nove.

Programa Cubatão Sinfonia

Completa 12 anos de atividades ininterruptas em 2020. Desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio.

Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Fotos: Divulgação