PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Oscar 2021: palestra e transmiss√£o online beneficentes animam f√£s do cinema

Da Redação

Controverso, polêmico, divertido. O Oscar pode não ser a premiação mais justa do cinema. Mas com certeza é a principal. Aquela em que os holofotes do mundo se voltam para curtir desde as celebridades no tapete vermelho, até as homenagens e entregas da famosa estatueta.

Realizada há 27 anos, a Palestra do Oscar com Waldemar Lopes é o evento mais longevo do gênero no Brasil e tem caráter beneficente. Sua entrada sempre foi um quilo de alimento não perecível em prol de entidades filantrópicas.

Nos √ļltimos nove anos, ela aconteceu numa das salas do Cine Roxy 4 e, em virtude da pandemia e necessidade de distanciamento social, em 2021 acontecer√° um dia antes da aguardada premia√ß√£o, de maneira online, no dia 24 de mar√ßo, um s√°bado, das 18h √†s 19h30, em transmiss√£o ao vivo simult√Ęnea nos canais Hist√≥rias do Cinema, Santos Film Fest, e na p√°gina da Open House Idiomas, entre outros espa√ßos.

Durante a transmiss√£o ser√£o disponibilizadas as contas banc√°rias de ACAUSA e da Igreja Senhor dos Passos, para quem tiver interesse em efetuar doa√ß√Ķes. O sorteio de brindes, que √© tradicional neste evento, est√° mantido ‚Äď e ser√° feito para pessoas que fizerem um cadastro a ser divulgado.

‚ÄúInfelizmente n√£o teremos o contato pr√≥ximo do evento presencial, mas n√£o podemos deixar de realiza-la e continuar ajudando institui√ß√Ķes que fazem importantes trabalhos‚ÄĚ, diz Waldemar.

No domingo, 25 de mar√ßo, a partir das 21h, Waldemar se junta aos cr√≠ticos de cinema Andr√© Azenha e Barbara Farias e far√£o coment√°rios ao vivo do Oscar 2021, com transmiss√Ķes nos espa√ßos virtuais divulgados acima e tamb√©m no canal Cinema B√°rbaro.

Também haverá sorteio de brindes e arrecadação em prol de ACAUSA e Igreja Senhor dos Passos. Será o décimo evento beneficente do Oscar realizado pelo CineZen Cultural. Nos nove anos anteriores, a transmissão aconteceu no Cine Roxy 5 e contou com nomes como os jornalistas Gustavo Klein e Marcelo Reis, todos sempre devidamente vestidos à caráter.

Histórico da Palestra

‚ÄúA hist√≥ria da origem da palestra √© bem interessante‚ÄĚ, afirma Waldemar. ‚ÄúEm um dos cursos de ingl√™s que ministro na Open House Idiomas, chamado ‚ÄėBrush up‚Äô, que criei para pessoas que quisessem aperfei√ßoar o idioma e conhecer mais a cultura americana, eu falava sobre o cinema em Hollywood e filmes independentes‚ÄĚ, explica.

‚ÄúNessas aulas, o Oscar come√ßou a se tornar um tema recorrente, por ser talvez o primeiro pr√™mio criado para destacar os melhores de um setor e se tornar um modelo e inspira√ß√£o para demais premia√ß√Ķes. Quando se fala de qualquer outro pr√™mio, como o Tony, por exemplo, √© comum se referirem a ele como ‚Äėo Oscar do teatro‚Äô‚ÄĚ, detalha o artista pl√°stico.

‚ÄúA ideia de fazer a palestra surgiu na sala de aula. Decidi fazer o evento na pr√≥pria sala de aula da Open House, em ingl√™s, aberta tamb√©m ao p√ļblico interessado. Foi um sucesso! O vencedor daquele ano foi ‚ÄėForrest Gump‚Äô, e Tom Hanks se tornou uma esp√©cie de amuleto de sorte para mim‚ÄĚ, ressalta.

At√© 1997 a palestra foi realizada na Open House Idiomas. No entanto, o evento ia crescendo e o problema de espa√ßo se tornou o primeiro obst√°culo. A parceria com a Livraria Martins Fontes foi providencial. ‚ÄúRecebi muito apoio da Solange e A√≠rton, entre 1999 e 2006, onde pude realizar a palestra na sede da Pra√ßa Independ√™ncia‚ÄĚ, lembra Waldemar.

Com o fechamento daquela unidade, Waldemar recebeu um grande apoio da Associação dos Médicos de Santos (atual unidade da Associação Paulista de Medicina na cidade), onde o evento ocorreu três anos.

‚ÄúUm maior trabalho come√ßou quando, atendendo a muitos pedidos, comecei a fazer uma sess√£o extra em portugu√™s‚ÄĚ, destaca. ‚ÄúInfelizmente, problemas de hor√°rio e gastos me obrigaram a fazer uma escolha, e a palestra em portugu√™s prevaleceu‚ÄĚ.

“Há 10 anos, meu amigo André Azenha criou uma programação especial de Oscar, com pré-estreias de filmes indicados e a exibição ao vivo da premiação, para o Cine Roxy, e me convidou. E desde então estamos juntos nesta parceria incrível“, ressalta Waldemar.

27ª Palestra do Oscar com Waldemar Lopes

Sábado, 24 de março, das 18h ás 19h30
Ao vivo e online, transmitida pelas redes do Histórias do Cinema, Santos Film Fest e Open House Idiomas.

10¬ļ Oscar ao vivo beneficente

Domingo, 25 de março, 21h
Ao vivo e online, transmitida pelas redes do Histórias do Cinema, Santos Film Fest, Open House Idiomas e Cinema Bárbaro.