Da Redação
A Prefeitura de Praia Grande protocolou junto à Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) o projeto conceito do VeÃculo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, que interligaria o Terminal Rodoviário Tude Bastos com a área continental de São Vicente.
A intenção da Administração Municipal é que o projeto seja enviado à Câmara Temática de Mobilidade Urbana do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e que seja inserido nas discussões do Plano de Mobilidade Urbana da região.
O trecho proposto conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente, com trecho aéreo e outro passando por faixa inabitada. Na sequência, segue pela Rua José Bonifácio, no bairro SÃtio do Campo, até chegar ao Terminal Tude Bastos.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Leandro Avelino, o projeto concebido representa o melhor cenário, em termos de mobilidade urbana metropolitana, para a cidade e também para todo o Litoral Sul.
“Será possÃvel otimizar algumas linhas de ônibus, diminuindo até o fluxo de veÃculos dentro de Praia Grande. A ação beneficiará, principalmente, o acesso da população a serviços na área da saúde e educação, oferecendo agilidade no deslocamento, além de fomentar o desenvolvimento econômico no Litoral Sul como um todoâ€, declarou.
O tema também foi abordado pela prefeita Raquel Chini durante reunião realizada na Prefeitura, no último dia 17, com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A chefe do executivo aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de ter futuramente um trajeto do VLT passando por Praia Grande.
Foto: Divulgação/Governo de São Paulo