PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Defesa Civil emite alerta prevendo chuva forte de quarta (24) a sexta-feira (26)

Da Redação

A Coordenadoria Estadual de Prote√ß√£o e Defesa Civil (CEPDEC) informa que foi emitido um alerta para todo o Estado, de quarta-feira (24) at√© sexta-feira (26), referente √† previs√£o de chuvas intensas e acumulados elevados, devido √† aproxima√ß√£o de uma frente fria. A Baixada Santista pode ser uma das regi√Ķes mais afetadas e com √°reas mais vulner√°veis.

Por conta deste cenário meteorológico, a CEPDEC orienta a população sobre o risco e as medidas preventivas para reduzir os danos materiais e humanos que um desastre dessa natureza pode causar.

– N√£o atravessar locais alagados e n√£o enfrentar enxurradas;
РMonitorar regularmente residências e terrenos em áreas de encosta, a fim de verificar o surgimento de trincas nas paredes e no chão, bem como a inclinação de postes, árvores e muros;
– N√£o enfrentar enxurradas;
– N√£o se banhar ou participar de pescarias, em rios e cachoeiras, durante ou logo depois de chuvas intensas.

O √≥rg√£o tamb√©m sugere que a popula√ß√£o se cadastre em seu servi√ßo de alertas meteorol√≥gicos. Basta enviar uma mensagem por meio do aplicativo para envio de SMS do celular para o n√ļmero 40199, constando o n√ļmero do CEP que tem interesse em receber informa√ß√Ķes. A partir disso, o cidad√£o passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil do Estado identificar uma situa√ß√£o de risco na √°rea que abrange o CEP indicado.

As orienta√ß√Ķes da Defesa Civil est√£o no site www.spalerta.sp.gov.br, que cont√©m informa√ß√Ķes importantes do que fazer antes, durante e ap√≥s um desastre natural.

Foto: Arquivo Mais Santos