PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Prefeitura de São Vicente inicia atualização do Plano Diretor de Macrodrenagem

Da Redação

Pensando no combate às enchentes, a Prefeitura de São Vicente dará início à atualização do Plano Diretor de Macrodrenagem (PDM-SV), em agosto.

O estudo possibilita o mapeamento de regi√Ķes com maiores incid√™ncias de alagamento, como as √°reas da Linha Vermelha, Linha Azul, Bacia do Catiapo√£, Vila Margarida, Cidade N√°utica e √Ārea Continental, facilitando a busca de mais recursos para obras de macrodrenagem.

O plano será elaborado nos próximos oito meses e deve ficar pronto em fevereiro de 2023 para a apresentação ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), buscando captar verbas para serviços como: limpeza e reurbanização de canais, criação de piscinão, instalação de comportas e bombeamento.

Segundo o secret√°rio de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Alexsandro Ferreira, a ideia √© ir al√©m e compatibilizar o plano com estudos relativos √†s mudan√ßas clim√°ticas, por conta das altera√ß√Ķes do n√≠vel da mar√©. ‚ÄúVai ser importante para saber o que tem que ser feito em decorr√™ncia das mar√©s e da chuva. √Č muito importante, porque vamos conseguir ter a base para elabora√ß√£o de projetos t√©cnicos voltados √† quest√£o da macrodrenagem‚ÄĚ.

A √ļltima atualiza√ß√£o foi realizada h√° quase 20 anos, sendo 2002 na √Ārea Continental e em 2003 na Insular, com conclus√£o em 2007. O √ļltimo recurso captado para obras desse mote foi em 2009, h√° 13 anos n√£o tendo mais verbas destinadas para o combate √†s enchentes.

Para efeito de compara√ß√£o, apenas em 2022 a Cidade deixou de captar R$ 4 milh√Ķes da FEHIDRO por conta da defasagem do PDM-SV.

O prefeito Kayo Amado frisou a import√Ęncia de um estudo voltado ao combate √†s enchentes, sendo um dos problemas cr√īnicos que o Munic√≠pio enfrenta. ‚ÄúDepois de um longo tempo, quase 20 anos, vamos ter a possibilidade de acessar recursos desse fundo estadual. A atualiza√ß√£o do plano abre precedente para fazermos projetos na √°rea, pleiteando novas comportas, urbaniza√ß√£o de canal, bombeamento para as comportas, para enfrentarmos de vez os problemas das enchentes‚ÄĚ.

Foto: Divulgação PMSV