PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Réveillon em PG: mais de 540 toneladas de lixo são recolhidas na limpeza da orla

Da Redação

Para manter a orla sempre limpa para moradores e turistas, a Prefeitura de Praia Grande intensificou a manuten√ß√£o do local durante o feriado de Ano Novo. Com isso, cerca de 700 funcion√°rios da Secretaria de Servi√ßos Urbanos (Sesurb) realizaram das 2 √†s 8 horas do dia 1¬ļ de janeiro a manuten√ß√£o completa da faixa de areia e cal√ßad√£o, resultando em 542 toneladas de lixo recolhidas no local somente neste per√≠odo. O servi√ßo voltou a ser realizado no trecho, a partir das 19 horas do mesmo dia, e ao longo de todo o final de semana as equipes retiraram da orla 1.652 toneladas de lixo.

Al√©m dos 700 funcion√°rios, a limpeza da madrugada de r√©veillon contou ainda com o aux√≠lio de aproximadamente 50 caminh√Ķes e 30 maquin√°rios espec√≠ficos. Al√©m da limpeza especial durante as primeiras horas de 2022, desde o dia 15 de dezembro, a limpeza da orla est√° sendo realizada de forma intensificada e conta com aproximadamente 500 funcion√°rios atuando exclusivamente na limpeza da faixa de areia, cal√ßad√£o e Avenida Presidente Castelo Branco, sempre a partir das 19 horas. A a√ß√£o intensificada deve seguir at√© dia 31 de janeiro.

Ao longo da orla também foram instaladas caçambas de 1.000 litros, que somadas às lixeiras do calçadão podem ser utilizadas para o descarte do lixo dos frequentadores da praia. E para realizar o trabalho de forma ágil, a manutenção é setorizada e é feita pela Divisão de Limpeza da Orla (Regional 2) no trecho Canto do Forte/Mirim, e pela Divisão de Manutenção de Vias (Regional 4) no restante da praia, no trecho Maracanã/Solemar. Durante a madrugada de Réveillon, o serviço foi realizado também pela Divisão de Limpeza Urbana (Regional 1).

As equipes são divididas em três: a de limpeza do calçadão (com limpeza manual e com o auxílio de vassouras elétricas e caminhão varredeira), a que realiza o serviço na faixa de areia e funcionários que trabalham no apoio do serviço (entre setores administrativos, motoristas, ajudantes de caminhão e coletores de lixo recolhidos na orla).

A secret√°ria de Servi√ßos Urbanos, Soraia Milan, explicou que a intensifica√ß√£o da limpeza durante a temporada √© comum na Cidade. ‚ÄúPraia Grande costuma receber muitos turistas no ver√£o e a praia √©, sem d√ļvida, um dos destinos mais procurados. Com o trabalho de limpeza mais intenso e realizado em sua maioria no per√≠odo noturno, deixamos o local mais agrad√°vel, sem incomodar os banhistas‚ÄĚ, afirmou.

Foto: Amauri Pinilha/PMPG