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Regi√£o / Economia

Bertioga é a primeira da Baixada a aprovar obras particulares de forma digital

Da Redação

A prefeitura de Bertioga, a partir do dia 1¬ļ de mar√ßo deste ano, implantar√° o procedimento digital para aprova√ß√£o de projetos de edifica√ß√Ķes e alvar√°s. A tramita√ß√£o dos projetos ser√° realizada atrav√©s de uma plataforma digital. Os mun√≠cipes n√£o precisar√£o sair de casa e nenhuma folha de papel ser√° impressa. Ser√£o 30 dias para adapta√ß√£o e os profissionais receber√£o treinamento.

A tramita√ß√£o dos projetos de constru√ß√£o, unifica√ß√£o, regulariza√ß√£o, conserva√ß√£o, demoli√ß√£o e amplia√ß√£o da √°rea existente, com ou sem reforma, ser√° realizada atrav√©s de plataforma digital. De acordo com o secret√°rio de Planejamento Urbano, Renato Losada, para facilitar a transi√ß√£o, os profissionais receber√£o treinamento com a colabora√ß√£o da Associa√ß√£o dos Engenheiros, Arquitetos e Agr√īnomos de Bertioga.

“O sistema √© intuitivo, sendo muito simples dos usu√°rios aprenderem, al√©m de contar com v√≠deos explicativos e ajuda on-line para qualquer d√ļvida que possa surgir”, explica.

Segundo Losada, a empresa respons√°vel, a Aprova Digital, atua em mais de 23 munic√≠pios. “Agora a popula√ß√£o de Bertioga tamb√©m poder√° contar com esse importante avan√ßo, sendo a primeira cidade da Baixada Santista a instalar essa tecnologia”, diz.

De acordo com a diretora do departamento de Obras Particulares, Giuliana Bizzarro, o objetivo da novidade √© modernizar e informatizar o servi√ßo p√ļblico. “A mudan√ßa gera mais agilidade para a aprova√ß√£o e economia nos procedimentos administrativos e, consequentemente, valoriza os profissionais de engenharia e arquitetura, cujos projetos dependem de an√°lise e aprova√ß√£o da secretaria de Planejamento Urbano” esclarece.

Al√©m de modernizar o servi√ßo, a inova√ß√£o tamb√©m contribui na preserva√ß√£o do meio ambiente, pois n√£o ser√° necess√°rio imprimir documentos. “O respons√°vel t√©cnico far√° a inser√ß√£o de informa√ß√Ķes a respeito do projeto e apresentar√° os documentos de forma digital. Autoriza√ß√Ķes do meio ambiente e taxas tamb√©m ser√£o disponibilizadas no sistema”, afirma o chefe de Fiscaliza√ß√£o de Obras Particulares, Douglas Bluhu.

Mais melhorias

A secretaria de Planejamento Urbano est√° trabalhando em busca de melhorias e atualiza√ß√Ķes tanto na estrutura f√≠sica da secretaria, como nos procedimentos. Foi realizada reforma nas instala√ß√Ķes, criando um espa√ßo exclusivo para atender os profissionais – a Sala do Profissional, com equipamentos de inform√°tica novos, e agora, com a aprova√ß√£o de processos digitais.

O secret√°rio da pasta enfatiza que essas atualiza√ß√Ķes visam melhorar o ambiente de trabalho para os servidores e aperfei√ßoar o atendimento ao cidad√£o.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Bertioga